Como forma de saudar o novo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sérgio da Rocha, o deputado estadual Jacó (PT) encaminhou Moção de Aplausos pela sua nomeação em março, pelo papa Francisco, à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia. Dom Sérgio será empossado no cargo numa cerimônia restrita na próxima sexta-feira (5), às 19h, na Catedral Basílica.
Dom Sérgio da Rocha, que assume a Arquidiocese de Salvador em substituição a Dom Murilo Krieger, após pedido de renúncia, será o 28° Arcebispo da Sede Primacial da Igreja no Brasil. Nascido em Dobrada (SP), em 17 de outubro de 1959, foi ordenado diácono na Igreja de Santa Cruz de Matão (SP), em 1984. É mestre em Teologia Moral pela pontifícia faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da pontifícia universidade Lateranense, em Roma, em 1997.
Trabalhou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos e, na diocese, desempenhou diversas funções pastorais. Foi ainda professor de Teologia Moral na PUC-Campinas (1989-2001) e colaborou em Porto Velho (RO), no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos (GO).
Em 2001, foi nomeado bispo Auxiliar em Fortaleza (CE). Em 2007, iniciou seu trabalho na arquidiocese de Teresina (PI), como arcebispo coadjutor; um ano depois, em setembro, assumiu a mesma igreja como arcebispo metropolitano. Em 2011 foi nomeado, mais uma vez pelo Papa Bento XVI, arcebispo metropolitano de Brasília. Em 2016, recebeu o título de cardeal. De 2015 a 2019, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e foi Relator geral da XV Assembléia dos Bispos, de 2018, que tratou do tema da juventude.
ASCOM Jacó