Minuto da Democracia: bancada petista recebe Jorge Solla e debate sobre a situação do Brasil na pandemia da Covid19 e as ações na Câmara Federal

252

As ações de enfrentamento à nova variante da Covid-19 e a situação alarmante dos hospitais e unidades de saúde do Brasil estiveram na pauta do Minuto da Democracia desta semana. O programa foi comandado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Osni Cardoso, e recebeu o deputado federal, Jorge Solla (PT). Também participaram os deputados estaduais petistas Bira Corôa, Fátima Nunes, Jacó e Zé Raimundo.

“Hoje, em nosso bate papo semanal, recebemos o deputado Jorge Solla, que tem muita experiência na área administrativa, uma vez que foi secretário da Saúde do município de Vitória da Conquista e, inclusive, de nosso Estado, onde por sete anos ele contribuiu de maneira grandiosa com a ampliação das ações da saúde em toda a Bahia, e com a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Agora, o companheiro Solla contribui efetivamente com a política no Congresso Nacional”, destacou o deputado Osni ao iniciar a transmissão.

Médico, sanitarista e com experiência na área de gestão em saúde, Jorge Solla afirmou que o mundo vive hoje a sua maior crise sanitária dos últimos 100 anos, e no Brasil a situação é ainda mais grave e complexa, “É possível que entre hoje e amanhã nós atinjamos a marca de 280 mil brasileiros mortos pelo coronavírus. Fico preocupado e indignado, ao mesmo tempo, vendo o quanto está sendo banalizada essa situação. Não são números, são pessoas, e estamos falando de um desastre. Quando falamos em 1.800 mortes por dia, estamos falando de algo como oito ou nove grandes aviões caindo e matando toda a tripulação. É como se fossem sete ou oito barragens de Brumadinho estourando por dia. As pessoas precisam acordar e perceber o tamanho dessa tragédia”, ponderou o deputado.

Jorge Solla observou a alta mortalidade por Covid-19 no país, considerado atualmente como o epicentro da pandemia – o Brasil registrou 1.111 mortes nas últimas 24 horas e totalizou, até o dia 14 de março, 278.327 óbitos. O parlamentar ressaltou ainda a ausência de medidas efetivas por parte do Governo Bolsonaro para evitar a disseminação do vírus e vacinar rapidamente a população brasileira, e caracterizou o país como uma “bomba” onde tem se concentrado a capacidade de produção de novas cepas do coronavírus.

“Nosso país hoje é uma preocupação sanitária para o mundo inteiro, porque estamos sendo a grande bomba relógio da pandemia. Se temos transmissão acontecendo em larga escala e vacinação lenta, aquelas cepas mais resistentes vão conseguindo sobreviver e se reproduzir cada vez mais. E é isso que estamos assistindo, mas não era para ser assim. Temos um sistema público de saúde universal, capilarizado, mas infelizmente o Brasil escolheu o pior momento da história para ter um insano na cadeira de presidente da República. O que estamos assistindo é um verdadeiro genocídio onde o grande responsável pela absoluta maioria dessas mortes é Jair Bolsonaro, que desde o início tem sido mais aliado do vírus do que da saúde da população”, disparou o deputado Jorge Solla.

O deputado Bira Corôa parabenizou o ex-secretário estadual da Saúde pela riqueza de informações e profundidade do debate, e ressaltou a avaliação apresentada pelo petista em relação ao processo de desmonte instalado pelo Governo Bolsonaro no país, em especial na área da saúde. “Essa quantidade de dados que o deputado Jorge Solla trouxe irá ajudar não só o nosso discurso no parlamento estadual, mas também a todos que estão acompanhando o Minuto da Democracia no dia de hoje”, afirmou Bira.

A deputada Fátima Nunes ressaltou a atuação de Jorge Solla no Congresso Nacional, e disse que a experiência do atual deputado federal com estudos e pesquisas dentro da medicina traz, nesse momento de pandemia, uma grande contribuição para a sociedade. “O que nós podemos fazer agora é reiterar toda essa explicação e aprender muito mais com esse grande deputado, inclusive com a ação política e partidária de grande amor ao próximo que ele sempre demonstrou. Conheci Jorge Solla como secretário, na gestão do ex-governador Jaques Wagner, e posso comprovar de quantas vezes a gente contou com o seu apoio nesse sistema de saúde que é quase colapsado”, pontuou Fátima.

Os desafios enfrentados na saúde pública do país, especialmente a falta de médicos atuando no enfrentamento ao coronavírus, foram apontados na fala do deputado Jacó. O parlamentar defendeu o decreto do Governo do Estado, publicado no último dia 13 de março, que institui apoio na revalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições estrangeiras de Educação Superior, com o objetivo de aumentar a oferta desses profissionais. “Tenho sido procurado por médicos formados no exterior e que precisam da revalidação de seus diplomas para atuarem. Nessa crise sanitária que estamos enfrentando, vemos a falta de médicos nos hospitais e, em paralelo, médicos sem poder atuar porque não tem autorização”, observou Jacó.

Para o deputado Zé Raimundo, o Minuto da Democracia se caracteriza como um espaço pedagógico e informativo da Bancada do Partido dos Trabalhadores para a militância política e sociedade em geral e, nesse momento, a presença de dirigentes na área da saúde no quadro do PT é de grande importância.

O Minuto da Democracia é um programa semanal da bancada petista na Assembleia Legislativa da Bahia, e acontece toda segunda-feira, às 18h, diretamente do perfil do PT na Alba no Facebook. Se você não conseguiu assistir ao programa desta semana, basta acessar o link abaixo