Na manhã desta quinta-feira (21), o compositor baiano Manno Goés recebeu a Comenda 2 de Julho, a mais importante honraria da Assembleia Legislativa da Bahia. Promovida pelo Líder do PT na AL-BA, deputado estadual Marcelino Galo, a cerimônia contou com a presença de compositores e músicos baianos, do Secretário de Comunicação, André Curvello, do Secretário de Turismo, Fausto Franco, da jornalista Malu Fontes, da atriz e produtora, Paula Lavigne e dos deputados estaduais Maria del Carmen, Rosemberg Pinto e Robinson Almeida.
Natural de Salvador, o compositor acumula diversas contribuições à música baiana, entre elas, a fundação de grupos musicais como o Jamil e Uma Noites e Alavontê. Além de diversas composições que já foram interpretadas por grandes nomes como Daniela Mercury, Claudia Leitte e Biquíni Cavadão. Manno Goés também é referência na luta pelo reconhecimento dos compositores e pela garantia dos direitos autorais. Em seu discurso, o deputado Marcelino Galo parabenizou o compositor pela sua atuação e falou sobre a importância de lutar pelo direito dos compositores.
“Vivemos numa época onde a truculência, a ignorância e a estupidez estão institucionalizadas. É preciso dar voz à luta daqueles que lutam pelos seus direitos. A luta dos compositores é fundamental, principalmente nessa época, próxima a maior manifestação cultural do nosso povo, e a música é o instrumento fundamental dessa manifestação. A gente canta, se alegra, a gente alimenta o nosso espírito cantando a música, mas é preciso saber quem fez aquela música”, declarou o parlamentar.