Começou hoje (14) e vai até amanhã, no Hotel Fiesta, a reunião do Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido, que vai discutir ações voltadas para a preservação e a diminuição das desigualdades dessa importante faixa de território na Bahia. O deputado estadual Jacó (PT), presente no início dos trabalhos, ressaltou a importância do encontro que irá elaborar o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido (2020-2029) e eleger o seu presidente.
“Com a Lei Estadual de Convivência com o Semiárido (nº 13.572/2016), assinada pelo governador Rui Costa, foi criado o Fórum que irá construir políticas públicas voltadas para o semiárido, um bioma que dialoga com o cerrado e a mata atlântica, e que precisa de medidas múltiplas e diversas. Um dado assustador, por exemplo, revela que 5% dos estabelecimentos nessa região, acima de mil hectares, ocupam 50% do território”, afirmou Jacó.
O Fórum Estadual de Convivência com o Semiárido reuniu, na abertura, as presenças do secretário Bruno Dauster (Casa Civil); de Roberto Marinho (ex-secretário executivo da Secretaria Nacional da Economia Solidária e professor da UFRN); Valterlucia Alves (Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade); Jeandro Ribeiro (secretário da SDR); André Santana (representando a Casa Civil) e Naidison Baptista (coordenação da Articulação do Semiárido Brasileiro).
Os problemas centrais, potencialidades, tendências e cenários desejados para o semiárido baiano nos próximos 10 anos serão discutidos pelo Fórum em grupos divididos em mesas de trabalho. São eles: Meio ambiente e segurança hídrica; Desenvolvimento econômico no campo e na cidade; Educação, cultura, C&T e inovação; Saúde, desenvolvimento urbano e rede de cidades; Igualdade racial e de gênero, cidadania e de direitos.