Marcelino Galo sugere criação do Dia Estadual do Profissional Designer de Interiores e Ambientes

323

O deputado Marcelino Galo (PT) apresentou um projeto de lei, na Assembleia Legislativa, instituindo o Dia Estadual do Profissional Designer de Interiores e Ambientes, a ser comemorado, anualmente, em 30 de outubro, data que passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado da Bahia. O parlamentar justifica a proposição explicando que o designer de interiores é o profissional que planeja e projeta espaços internos, visando ao conforto, à saúde, à estética e à segurança dos usuários, conforme estabelece a Lei Federal nº 13.369/2016, que reconheceu a profissão em todo o território nacional, assegurando assim o seu livre exercício.

O petista acrescenta que este tipo de profissional é responsável por proporcionar conforto ambiental, psicológico e de produtividade para a vida humana. A profissão de design de interiores encontra seus precursores no início do século XIX com os artesãos formados nos Liceus de Artes e Ofícios, como Antônio Borsoi e outros brasileiros e estrangeiros que trouxeram técnicas e costumes da Europa pós-revolução industrial para residências e prédios públicos do Brasil. Na década de 30, escreve o deputado, os registros apontam Henrique Liberal como o primeiro designer de interiores da história e quando os ventos do modernismo sopraram do Velho Mundo, John Graz, Regina Gomide e Gregori Warchavchik traduziram o estilo brasileiro nos interiores modernos.

Na Bahia, durante a década de 60, Antenor, da Antenor Decorações, fazia da Rua Carlos Gomes um polo de criatividade, assim como Old Bahia e decoradores como Clara Melo e Alfred Brito, além do próprio Carlos Bastos, criador do mural “Procissão de Bom Jesus dos Navegantes”, destaque no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Galo ressalta que outro fator de grande importância para o avanço e consolidação da profissão foi o aumento das pesquisas acadêmicas com temáticas relativas ao design de interiores, como também o aumento no número de programas especializados de pós-graduação em todo território brasileiro.

Em especial, aqui na Bahia, o político destaca o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Ufba, que há 10 anos conta com uma linha de pesquisa de Mestrado dedicada aos estudos do Design. Outra transformação importante para a profissão, de acordo com o parlamentar, foi a filiação aos Conselhos de Classe Federais com poderes de controle e fiscalização do exercício profissional. Atualmente, a Associação Brasileira de Designers de Interiores calcula a existência de 55 mil designers de interiores em todo Brasil, sendo que, deste total, 30 mil estão associados à instituição. Na Bahia, são aproximadamente 2.000 profissionais associados, a maioria composta de mulheres (76%).

“Esta é uma área que movimenta em torno de R$ 40 bilhões por ano em produtos e serviços. O Dia do Designer de Interiores já é celebrado em estados como Goiás, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em homenagem a todos estes profissionais, que lutam cotidianamente pelo direito de exercer sua profissão, é que estamos propondo a criação desta data também na Bahia”, concluiu o deputado Marcelino Galo.

Agência ALBA