Zé Raimundo representa a ALBA em evento do Dia Mundial da Alimentação

189

O deputado Zé Raimundo Fontes (PT), presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), representou o Parlamento baiano na celebração do Dia Mundial da Alimentação, evento realizado, em Salvador, nesta segunda-feira (16), pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Programa Mundial de Alimentos (WFP), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O ato ocorreu no Museu de Arte Moderna com o tema “Água é vida. Água é alimento” e teve o Governo do Estado como parceiro através do Programa Bahia Sem Fome.

A campanha deste ano, conforme divulgou a organização, busca conscientizar governos, setor privado, sociedade civil e a população sobre a importância da água para a segurança alimentar. O coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, ressaltou que o objetivo da ação governamental é assegurar o direito das pessoas à alimentação e, com isso, caminhar para tirar a Bahia do mapa da fome. O gestor ainda explicou que o Poder Executivo está elaborando um projeto de lei para tornar o Bahia Sem Fome uma política pública.

O deputado Zé Raimundo, por sua vez, disse que o Legislativo baiano está à disposição do Executivo para apreciar a proposta em elaboração. “Em nome da Assembleia Legislativa, do nosso presidente Adolfo Menezes, quero dizer que a Casa está à disposição do ponto de vista legal. Nós sabemos que os projetos que são de interesse da Bahia sempre têm apoio dos nossos líderes das bancadas da Maioria e da Minoria. Por isso, eu tenho certeza que esse projeto, mais uma vez, vai ter uma boa recepção de todos os deputados da Casa”, contextualizou o presidente em exercício.

O governador Jerônimo Rodrigues lamentou o fato de o Brasil voltar para o mapa da fome e enalteceu a decisão da FAO em escolher a Bahia para discutir soluções de combate à fome. “Hoje, tive uma reunião com empresários, especialistas, estudiosos, representantes de movimentos, em uma mobilização por um pacto de combate à fome. Fiquei muito contente, porque criamos uma relação que vai somar os esforços já empreendidos por municípios, o Estado e a União”, disse o chefe do Executivo.

Jerônimo Rodrigues ainda afirmou que uma das frentes de debate diz respeito ao combate ao desperdício de alimentos. “O problema não é a produção dos alimentos. É a distribuição, é o acesso. Queremos dialogar para sanar o desperdício, para que a sociedade, de modo geral, entenda essa importância”, frisou.

O evento foi marcado pela presença de secretários estaduais, vereadores, representantes de entidades que atuam no combate à fome, lideranças empresariais, além dos deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Marquinho Viana (PV), e as deputadas Fabíola Mansur (PSB), Cláudia Oliveira (PSD) e Maria del Carmen (PT).

Diário Oficial da Alba