Professores universitários licenciados, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) fizeram questão de prestigiar o lançamento do Pacto pela Educação, feito pelo governador Rui Costa, na manhã de hoje (30) no Senai/Cimatec, em Salvador. No evento foram apresentadas as diretrizes que vão nortear a educação na Bahia, através do programa batizado de Educar para Transformar, visando garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas de qualidade para crianças, jovens e adultos.
A abertura do evento contou com apresentações de poema e música de estudantes da rede pública para um público que lotou o auditório, formado por mais de 300 prefeitos baianos, autoridades, parlamentares, professores, sindicalistas e profissionais da educação. Depois o secretário estadual de educação, Osvaldo Barreto apresentou as propostas do Pacto, que é baseado em cinco eixos básicos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica, educação profissional, parcerias com as escolas e a integração entre as famílias e as escolas.
Na oportunidade, o governador anunciou que instituirá premiação para municípios, escolas e professores para estimular a melhoria do ensino nas escolas públicas. “Queremos promover a concorrência do bem e reconhecer o trabalho dos professores e alunos, premiando-os por assiduidade, por melhorias dos índices, além de premiar também cada cidade pelas ações promovidas”, explicou.