Zé Raimundo Fontes propõe Comenda 2 de Julho ao físico e historiador Olival Freire Jr.

239

O deputado Zé Raimundo Fontes (PT) apresentou projeto de resolução para que a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conceda a Comenda 2 de Julho ao físico e historiador, professor doutor Olival Freire Jr. Trata-se da mais alta honraria da Casa, que segue o rito de aprovação pelo plenário e, posteriormente, define-se uma data para sessão especial da entrega.

Nascido em Jequié, no ano de 1954, além de profissional destacado no mundo do saber científico, o homenageado, conforme descreveu o parlamentar, “tem uma trajetória de intenso engajamento na práxis coletiva de movimentos sociais, de instituições acadêmicas, técnico-científica da sociedade civil e públicas e de organizações diversas, inclusive políticas, tendo sempre como objetivo compreender e transformar a realidade socioeconômica e cultural do nosso país”.

Na justificativa da proposta, o petista resgata a trajetória acadêmica do professor, que ingressou na Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1972, no curso de Engenharia Elétrica. Após três semestres, ele se transfere para o curso de Física. Concluída a graduação, ele faz mestrado em Ensino de Física e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na história da ciência e da física. O proponente destaca ainda estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades de Paris, Harvard, MIT e Maryland e no American Institute of Physics.

“Sua carreira acadêmica sempre esteve ligada à Ufba, instituição na qual, atualmente, é professor titular, além de pesquisador 1-C do CNPq na área de História da Ciência”, observou Zé Raimundo. Ele acrescentou que o homenageado ocupou vários cargos e funções em instituições científicas e órgãos universitários, como presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Comissão para a História da Física Moderna; pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba (2014-2019); coordenador do Capes Print Ufba (2018-2022); fundador e primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências; entre outras.

Zé Raimundo registrou ainda que Olival Freire Jr. é pesquisador na área da História e Teoria Quântica e da Ciência no Brasil, e usos da História e Filosofia no Ensino de Ciências, tendo escrito quatro livros, organizado outras cinco coletâneas, além de autor de mais de 40 capítulos de livros e de mais 90 artigos em periódicos especializados.

“A concessão da Comenda 2 de Julho a este ilustre intelectual é uma justa homenagem a alguém que já alcançou o reconhecimento em muitos centros acadêmicos em todo o Brasil e no exterior, e o fazemos na certeza de estarmos expressando o desejo de muitos dos seus ex-alunos, orientandos, amigos e colegas”, afirmou Zé Raimundo, concluindo: “Mais que isso, é um gesto de apreço, admiração e respeito a um homem que faz do saber um compromisso permanente com o desenvolvimento sociocultural do Brasil e uma arma de combate aos que negam a razão, a ciência e o progresso das sociedades humanas”.

Diário Oficial da Alba