Zé Neto recebe produtores de leite da Bahia que querem mais apoio

291

Na tarde desta segunda-feira (22), produtores de leite da Bahia, que fizeram manifestação na BR 324, próximo à comunidade do Bessa, em Conceição do Jacuípe, procuraram o deputado estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, para buscar solução para a produção leiteira no estado.

Os produtores de diversas regiões do interior do estado entregaram um documento com uma pauta de reivindicações. Entre os pleitos mais urgentes, destacam-se a ampliação da cota de fornecimento de leite ao Programa Fome Zero, pelos produtores; credenciamento de novos laticínios e cooperativas para pasteurizar o leite, e secagem do leite pela empresa Valedourado para compra pela CONAB.

Segundo o deputado Zé Neto, o Governo tem buscado soluções para esta importante Cadeia Produtiva do estado. “Nos reunimos com diversos produtores da Bahia para discutir, junto a Nestlé, a adequação da compra de leite. A Conab e a Sedes busca regular a compra do leite Fome Zero no estado. Tudo isso diz respeito à indústria, aos laticínios e principalmente ao produtor. No Leite a gente tem um caminho bem traçado através da Cadeia Produtiva, assim o que for possível fazer para que a interlocução dê resultado, não iremos medir esforços” ressaltou.

Participaram da reunião as representantes das seguintes cooperativas e associações: Cooperativa São Domingos; Cocal – Capela do Alto Alegre; Asproleite – Recôncavo Baiano; Coopagri – Tapiramutá; Cooap – Pintadas; Comproleite – Alagoinhas; Cooapea – Pedrão; Coopag – Várzae Nova; Associação Produtores de Leite da Chapada Diamantina; Associação Pequenos Produtores de Heliópoles.

“Existem coisas que precisam ser discutidas e alinhadas, e para isso o melhor caminho é o diálogo. Para nos ajudar neste processo contamos com o deputado estadual eleito, Eduardo Salles, ex-secretário de agricultura do Estado que conhece a fundo esta área”, finalizou Zé Neto.

Como deliberação do encontro, ficou definida uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), com a Superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), Rose Pondé.