Vereadoras petistas da Bahia participaram do Encontro de Mulheres Eleitas

196

Durante os dias 18 e 19 de fevereiro, em Brasília, foi realizado o 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas do Partido dos Trabalhadores/as (PT). Ao todo, participaram do encontro 137 mulheres eleitas e 63 não eleitas como secretárias de mulheres, deputadas, senadoras, entre outras.

A Bahia foi representada por vereadoras de diversos municípios que trocaram experiências e pensaram ações para organizar a luta das mulheres por mais direitos e pela ampliação da participação feminina nos espaços de poder.

Entre os temas debatidos, tiveram destaque os retrocessos para as mulheres com o desmonte da Previdência e da lei trabalhista, assim como o papel das mulheres eleitas na resistência a esses ataques aos direitos. As participantes puderam, também, falar e ouvir histórias de companheiras de partido, os desafios que enfrentaram e como superaram os problemas.

“Só o fato de reunir militantes mulheres de vários lugares, municípios, estados, já possibilita uma troca de experiências bacana”, avaliou a vereadora de Uibaí, Doris Alencar. Para Joilma Rios, vereadora de Várzea da Roça, a diversidade do encontro foi marcante. “Foi um momento proveitoso, rico em troca de conhecimentos e experiências das mulheres de vários lugares do Brasil”, confirmou Joilma.

A participação das vereadoras baianas contou com a organização e estímulo da Secretaria Estadual de Mulheres do PT/BA. “Foi um encontro positivo que oportunizou as novas gestoras e vereadoras eleitas debater e refletir os desafios neste novo cenário político que está retirando direitos da classe trabalhadora com impacto direto na vida das mulheres”, avalia Claudia Muniz, Secretária Estadual de Mulheres do PT.

“Nós mulheres seremos as primeiras a serem atingidas com essas reformas e retrocessos que afetam conquistas fruto de muitas lutas. É necessário termos unidade nas ações nos parlamentos para conter o avanço da pauta conservadora e fundamentalista”, defendeu Marta Rodrigues, vereadora de Salvador

Presidenta eleita

Na sexta-feira (17), a presidenta eleita Dilma Rousseff participou da abertura do Encontro e destacou o papel das mulheres na luta democrática.

“Acho que as mulheres desse País têm noção mais clara do que se passa, são mais desconfiadas, não são fáceis de serem enganadas. Acredito que nós temos esse compromisso com a questão democrática e de tentar impedir o retrocesso”, afirmou.

Além de Dilma, também participaram o evento as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Maria do Rosário (PT-RS), e a senadora e líder do PT no Senado Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Lino Filho – Ascom Neusa Cadore – Com informações de Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias