Uma iniciativa da Coordenação em Defesa da Petrobras na Assembleia Legislativa da Bahia, através dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos, Alex Lima e Hildécio Meireles, reuniu diversos trabalhadores, prefeitos, sindicatos do setor petrolífero e movimentos sociais em um debate público sobre os campos de exploração de petróleo no território baiano. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 14, no Auditório Jorge Calmon na Assembleia Legislativa da Bahia.
Com o lema ‘Defender a Petrobras é defender o Brasil’, o encontro tratou da possível venda de campos terrestres na Bahia às empresas de iniciativa privada. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa, a questão da venda dos campos terrestres é uma questão de soberania brasileira. “A partir do momento em que perdemos essa consciência estamos deixando de desenvolver o nosso País”, declarou.
Defensor histórico da permanência da exploração dos campos terrestres na Bahia, assim como a manutenção dos investimentos no território baiano, o líder do PT, deputado Rosemberg Pinto, declarou que irá lutar pela classe petroleira e levará ao Governo Federal e Estadual a preocupação com relação a venda dos campos terrestres no Estado. “Não podemos deixar que a Petrobras seja um instrumento financeiro, mas sim um instrumento de desenvolvimento. O petróleo tem que ser o farol de desenvolvimento de um país”, afirmou Rosemberg Pinto.
Ao final do debate, todos os presentes aprovaram as seguintes resoluções: a criação de uma Subcomissão em Defesa da Petrobras vinculada a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; promover um encontro entre o Poder Executivo, Poder Legislativo, Parlamentares, Sindicatos e Prefeitos do Nordeste para criar a Frente do Nordeste em Defesa da Petrobras; solicitar uma reunião com o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, para debater a venda de ativos da Petrobras na Bahia; entregar uma carta à Presidenta da República, Dilma Rousseff, sobre os rumos da Petrobras e a venda dos campos terrestres do Nordeste; agendar uma reunião com o Presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, com os deputados das Frentes em Defesa da Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).
Estiveram presentes ao debate a Federação Única dos Petroleiros, a Central Única dos Trabalhadores, a Federação Nacional dos Petroleiros, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia, a Deputada Federal Moema Gramacho, o Deputado Federal Deividson Magalhães, o vereador de Alagoinhas, Radiosvaldo e os deputados da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia.