Trabalhadores do setor petrolífero participam de debate público sobre os campos de exploração de petróleo na Bahia

247

Uma iniciativa da Coordenação em Defesa da Petrobras na Assembleia Legislativa da Bahia, através dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, Joseildo Ramos, Alex Lima e Hildécio Meireles, reuniu diversos trabalhadores, prefeitos, sindicatos do setor petrolífero e movimentos sociais em um debate público sobre os campos de exploração de petróleo no território baiano. O encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 14, no Auditório Jorge Calmon na Assembleia Legislativa da Bahia.

Com o lema ‘Defender a Petrobras é defender o Brasil’, o encontro tratou da possível venda de campos terrestres na Bahia às empresas de iniciativa privada. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Petroleiros, Adaedson Costa, a questão da venda dos campos terrestres é uma questão de soberania brasileira. “A partir do momento em que perdemos essa consciência estamos deixando de desenvolver o nosso País”, declarou.

Defensor histórico da permanência da exploração dos campos terrestres na Bahia, assim como a manutenção dos investimentos no território baiano, o líder do PT, deputado Rosemberg Pinto, declarou que irá lutar pela classe petroleira e levará ao Governo Federal e Estadual a preocupação com relação a venda dos campos terrestres no Estado. “Não podemos deixar que a Petrobras seja um instrumento financeiro, mas sim um instrumento de desenvolvimento. O petróleo tem que ser o farol de desenvolvimento de um país”, afirmou Rosemberg Pinto.

Ao final do debate, todos os presentes aprovaram as seguintes resoluções: a criação de uma Subcomissão em Defesa da Petrobras vinculada a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo; promover um encontro entre o Poder Executivo, Poder Legislativo, Parlamentares, Sindicatos e Prefeitos do Nordeste para criar a Frente do Nordeste em Defesa da Petrobras; solicitar uma reunião com o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, para debater a venda de ativos da Petrobras na Bahia; entregar uma carta à Presidenta da República, Dilma Rousseff, sobre os rumos da Petrobras e a venda dos campos terrestres do Nordeste; agendar uma reunião com o Presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, com os deputados das Frentes em Defesa da Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Estiveram presentes ao debate a Federação Única dos Petroleiros, a Central Única dos Trabalhadores, a Federação Nacional dos Petroleiros, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia, a Deputada Federal Moema Gramacho, o Deputado Federal Deividson Magalhães, o vereador de Alagoinhas, Radiosvaldo e os deputados da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia.