PL de Osni é aprovado e Dia da Etnia dos Povos Ciganos na Bahia é instituído em 24 de maio

145

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia na tarde desta quarta-feira (22), o projeto de lei nº 24.291/2021, de autoria do líder do PT na Casa, deputado Osni Cardoso, que institui o 24 de Maio como Dia da Etnia dos Povos Ciganos, em consonância com o dia Nacional do Povo Cigano.

De acordo com o projeto, o objetivo é incentivar e preservar os costumes ciganos, eliminar o preconceito e perseguição sofrida por estes povos e, sobretudo, destacar a sua importância no contexto social.

“Apesar de grande parte da tradição cigana ter se perdido no tempo, cada integrante tem a sua história e carrega traços da cultura dos antepassados. Os Povos Ciganos sempre sofreram e foram marginalizado por uma ideia das pessoas que não condiz com a realidade.
A proposição garante oportunidades nos diversos setores da vida social aos Povos Ciganos em nosso Estado, seja no acesso à saúde, educação, terra e trabalho ou nas políticas de promoção da igualdade social”, explicou o líder petista, deputado Osni Cardoso. O parlamentar ainda acrescentou que “é importante reconhecer a influência dos Povos Ciganos na formação da nossa identidade cultural e proporcionando o respeito e tratamento digno a que fazem jus, como todo cidadão”.

Com a aprovação do projeto, o Dia da Etnia dos Povos Ciganos na Bahia será comemorado anualmente com valorização da cultura, da conscientização, sensibilização e informação sobre o tema “Cultura Cigana”, através da realização de eventos, debates, palestras e seminários nas escolas municipais, estaduais e universidades, ocorrendo sempre na terceira semana do mês de maio, entre os dias 18 e 22.

 

ASCOM PT na Alba