Neusa Cadore requer sinalização de trânsito no município de Morpará

212

A deputada Neusa Cadore (PT) pediu ao governador Jerônimo Rodrigues para, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), adotar providências no sentido promover a sinalização de trânsito na zona rural e sede do município de Morpará, a 704 km da capital e com população estimada em 8.476 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2021. Na indicação encaminhada por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, a parlamentar diz que acolhe solicitação do vereador Idalvan Queiroz e do prefeito da cidade, Lelei Barreto.

“A sinalização horizontal e vertical exerce papel importante na organização do trânsito, informando aos usuários das vias, orientando sobre sua direção, identificando os pontos de interesse e permitindo o escoamento do trafego sem incidentes”, explica Cadore.

Ela argumenta ainda que as vias públicas constituem um espaço compartilhado, ao mesmo tempo, por milhares de usuários, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos automotores, sendo que esta interação permanente só é possível na medida em que este espaço esteja organizado.

“Assim, a sinalização padronizada contempla todas as categorias de usuários. Neste sentido, a sinalização indicando a direção da via, a existência de quebra-molas, faixa de pedestre, espaços de parada proibida, indicativo de velocidade dentre outros elementos, ao longo das vias que dão acesso e dentro do município de Morpará, atualmente, são insuficientes, sendo necessária a requalificação desse tipo de sinalização”, explica a legisladora.

A economia do município, voltada para a agricultura familiar e o turismo, tendo em vista a interligação por acesso alternativo para a Chapada Diamantina, torna essencial, segundo Cadore, o melhoramento da informação nas vias, com vistas a fortalecer as atividades ecoturísticas e econômicas.

Diário Oficial da Alba