Deputada Fátima Nunes entregará Comenda 2 de Julho ao Coronel PM Nilton Machado na Alba

90

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), promoverá na próxima sexta-feira, dia 19, a partir das 10h, no Plenário Orlando Spínola, a entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria da Casa, para o Coronel PM Nilton Cézar Machado Espíndola. A proposta é de autoria do ex-deputado Bira Corôa, mas o ato foi requerido pela deputada Fátima Nunes, líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Entregaremos essa honrosa Comenda ao Coronel Machado com muita alegria, visto que, tem dedicado, há três décadas, prestação de serviços à sociedade baiana, iniciando suas atividades como aluno oficial em 1987 e em 1989 foi declarado aspirante. Hoje, como Subcomandante Geral da Polícia Militar, oficial disciplinado e disciplinador, Cel Machado tem adquirido muita admiração e respeito dos seus subordinados e de toda comunidade. Ao lado do companheiro, ex-deputado Bira Corôa, teremos um momento de muita alegria em realizar esse grande ato e toda população baiana é convidada para participar”, declarou Fátima Nunes.

HistóriaNilton Cézar Machado Espíndola, nasceu em 24 de janeiro de 1969, na capital baiana. Filho de Norival Machado Espíndola (in memorian) e Nice Evangelista Espíndola, Cel Machado é casado com Viviane Espíndola, tem três filhas: Camila, Thayse e Amanda e, há 36 anos, presta serviço efetivo à Polícia Militar da Bahia. Aos 18 anos, iniciou sua vida na Corporação, como aspirante. Em seguida, passou a ser Oficial. Foi promovido a 2º Tenente PM, em 2 de 1990; 1º Ten, em 1993; Capitão, em 1999; Major do Quadro de Oficiais da PM (QOPM), em 2008; Ten Cel do QOPM, em 2014; e a Coronel, em 2019.

Coronel Machado é graduado em Filosofia, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL/2004) e psicologia, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/2008). É pós-graduado em Terapia Analítica Comportamental (Unijorge); em Psicologia Cognitivo Comportamental (Faculdade Ruy Barbosa DeVry Brasil) e em Neuropsicologia (Faculdade Anhanguera/2022). Possui mestrado em Ciências Políticas de Segurança e Ordem Pública (PMESP/2003) e curso de especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP/APM/BA/2016), passando a ser 1º colocado por dedicação aos estudos e mérito intelectual.

Sua gestão sempre foi notabilizada pela sua visão ampla e futurista da Corporação sustentada em premissas como: se deve “cuidar da floresta e não somente da árvore”, – ressaltando que comandou o Policiamento Ambiental – e que “todos são importantes para o funcionamento da Corporação”, valorizando todos os integrantes da Força, conferindo-lhes a importância que merece no seu labor diário, além de olhar a Instituição como um todo, aspectos fundamentais para a boa administração de qualquer Corporação, seja ela Civil ou Militar.

Por Ascom da deputada estadual Fátima Nunes PT-BA, com apoio do SubComando-Geral da Polícia Militar da Bahia