Na região Sul do Brasil nasceram muitas mulheres fortes. A exemplo da médica sanitarista Zilda Arns, que foi uma das nossas homenageadas ao longo do mês de março. E foi também nesta região que nasceu a nossa mulher de coragem, a nossa mulher política de hoje. Gleisi Hoffmann, a senadora curitibana e presidenta do PT Nacional, é o nosso destaque do dia 31 de março em #MulheresnaPolitica, fechando com chave de ouro a nossa campanha.
Gleisi Helena Hoffmann nasceu em Curitiba e viveu toda a sua infância e adolescência no bairro de Vila Lindóia. De família alemã, estudou em colégios católicos. Iniciou sua militância política bem jovem e foi dirigente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Curitiba (Umesc). Atuou também na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Formou em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e gradou-se em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira.
Sempre mostrou-se uma mulher guerreira e a frente do seu tempo. Participante ativa dos movimentos populares, já ocupou cargos na secretaria municipal, na secretaria estadual, foi Diretora Financeira da Itaipu Binacional e Ministra-Chefe da Casa Civil do Governo Federal. Em 2010, Gleisi Hoffmann elegeu-se senadora e tornou-se a primeira mulher eleita a assumir a vaga pelo Paraná. Considerada uma das mulheres mais combativas no Senado Federal, seu trabalho é pautado pela justiça social e pelos direitos das mulheres. No parlamento, foi autora do decreto que extinguiu o 14° e 15° salário dos senadores e deputados federais, gerando uma grande economia aos cofres públicos, e do projeto de lei que amplia o acesso das donas de casa de baixa renda aos benefícios da Previdência Social.
Em 2017, começou mais um novo desafio. Tornou-se a primeira mulher a assumir a Presidência Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Desde então, Gleisi Hoffmann tem desempenhado seu papel com muita altivez, lutando ativamente pelo retorno da democracia no Brasil e defendendo a honra do partido e do ex-presidente Lula em todo o Brasil.