#MulheresdeCoragem: A história de Anna Nery

378

 

Anna Justina Ferreira, mais conhecida como Ana Nery, nasceu em 1814 na cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano. A construção do seu legado para a saúde no Brasil começou com a Guerra do Paraguai. Já viúva, viu dois de seus filhos serem recrutados para o campo de batalha e decidiu acompanhá-los. Após solicitar para a província da Bahia a incorporação ao batalhão que iria embarcar para o Rio Grande do Sul, Ana Nery prestou serviços em hospitais da Argentina e Paraguai na qualidade de integrante do corpo de saúde do Exército Brasileiro.

Assim, a baiana transformou-se na primeira enfermeira do Brasil e foi aclamada a pioneira da enfermagem no país. Atuou na transformação das condições de higiene dos espaços de atendimento e organização dos hospitais de campanha. Em Salvador, a humanitária dá nome a um hospital de ensino que é referência nas áreas de cardiologia, nefrologia e cirurgia vascular, localizado no bairro de Caixa D’água. Outra homenagem prestada à heroína baiana é a nomeação de uma das embarcações marítima, o Ferry-Boat, que carrega o nome da enfermeira. Ana Nery foi a primeira mulher a ter o nome no Livro dos Heróis da Pátria do Brasil e recebeu também a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe. Além disso, a primeira escola brasileira de enfermagem também leva o seu nome.

Na obra de Rozendo Muniz Barreto, Ana Nery recebeu o título de “Mãe dos brasileiros” por toda a sua caridade e solidariedade com os combatentes de guerra.