#MinutodaDemocracia recebeu coordenador do Sindipetro Bahia, Jairo Batista

303

A privatização da Petrobras e a desindustrialização da Bahia foi o tema do Minuto da Democracia desta segunda-feira (19). Em mais uma edição, o programa foi mediado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Marcelino Galo, que recebeu o coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado (Sindpetro Bahia), Jairo Batista.

Ao iniciar a transmissão da LIVE, o líder petista destacou que a privatização da Petrobras é um assunto crucial e importante para o povo brasileiro e para a nação. Marcelino Galo agradeceu a participação do membro do Sindpetro Bahia e enalteceu a larga tradição de luta do sindicato. “Estamos iniciando mais uma edição do nosso programa e eu gostaria de agradecer ao nosso companheiro Jairo Batista que, junto aos demais membros do Sindpetro, faz o enfrentamento e precisa do apoio da sociedade e de nosso apoio como partido. O Sindpetro é um sindicato combativo na luta sindical e na luta social e política de nosso país,”, afirmou Marcelino.

Questionado sobre o golpe político-institucional sofrido pelo Brasil em 2016, o coordenador do Sindpetro Bahia disse que um dos motivos do golpe que conduziu ao “impeachment” da presidenta Dilma Rousseff, foi à venda do patrimônio e de riquezas nacionais como o petróleo e a Petrobras. “A partir de 2006, quando o então presidente Lula anunciou a descoberta de uma gigantesca reserva de pré-sal, a maior nos últimos 30 anos segundo os especialistas, não temos dúvida que diversos ataques foram orquestrados a partir dali, até que culminou no golpe que infelizmente permitiu a eleição do atual governo, um governo que flerta com o facismo e engana a população”, disse Jairo Batista.

O coordenador do Sindpetro Bahia destacou os ataques que os trabalhadores da organização petroleira vem sofrendo pelo Governo Bolsonaro, com medidas provisórias impostas para minar a capacidade de arrecadação do sindicato com as contribuições de seus associados. “Se o trabalhador resolve se associar ao Sindpetro, é por conta do seu entendimento sobre a importância da organização. No entanto, várias medidas foram tomadas justamente no sentido de atrapalhar e desorganizar o nosso movimento, porque somos trabalhadores com condições de fazer o debate político fora de nossa categoria”, explicou Jairo.

Na oportunidade, o coordenador do Sindpetro divulgou o ato que será realizado pela categoria no próximo dia 26 de agosto, para denunciar o prejuízo da privatização da Petrobras e da desindustrialização que ocorre na Bahia. A manifestação acontece às 14 horas, em frente ao prédio administrativo da estatal em Salvador. “Convocamos todos os companheiros e companheiras, além de toda a sociedade, para participar desse protesto em defesa de um país soberano e de uma Petrobras com capacidade de gerar emprego”, disse Jairo Batista. 

Ainda durante a transmissão da LIVE, o líder Marcelino Galo leu comentários enviados pelos internautas, que destacaram os desmontes do Governo Bolsonaro. O Minuto da Democracia é transmitido AO VIVO toda segunda-feira, às 11:30, através da página oficial do PT na Alba no Facebook. Para assistir ao programa completo de hoje é só acessar o link: https://bit.ly/30rt0oA