No Minuto da Democracia desta segunda-feira (03), o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo, bateu um papo com colega de bancada e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, deputado Zé Raimundo. Durante a conversa, foi apresentado um panorama sobre a conjuntura da política nacional e uma análise da atuação do parlamento baiano frente à pandemia da Covid-19.
“Antes de mais nada quero dizer que é um prazer e uma honra receber o deputado Zé Raimundo no Minuto da Democracia. A convivência com ele no parlamento é algo muito prazeroso pela sua forma de agir e de ser, extremamente ético na relação política e na condução dos trabalhos”, destacou Marcelino Galo ao iniciar o programa.
Questionado sobre o momento atual em decorrência do novo coronavírus, o deputado Zé Raimundo pontuou a saúde preventiva como vetor principal para uma melhor qualidade de vida da população, e criticou o desrespeito do presidente Jair Bolsonaro às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as formas de prevenção da doença.
Segundo o presidente da CCJ da Alba, o agravamento da crise econômica e social durante a pandemia se deu justamente pelo desastroso governo Bolsonaro e, consequentemente, pela ausência de gestão de algumas prefeituras municipais. “O prefeito aqui de Vitória da Conquista, por exemplo, é um conversador. Quem está segurando a barra são os profissionais da área de saúde, que vem seguindo as orientações do governador Rui Costa e dos técnicos em saúde do Estado. Caso contrário, a situação aqui estaria muito pior”, ponderou Zé Raimundo.
O programa Minuto da Democracia é transmitido toda segunda-feira na página oficial do PT na Alba no Facebook. Em função do isolamento e distanciamento social pelo novo coronavírus, o programa tem sido exibido no perfil do PT na Alba do Instagram via LIVE.