Minuto da Democracia recebe o Deputado Federal Afonso Florence e debate as medidas danosas do Governo Bolsonaro durante a pandemia do Covid-19

219

Em mais uma edição virtual, o Minuto da Democracia desta segunda-feira (20) abordou os prejuízos trazidos à vida dos brasileiros com as medidas do Governo Bolsonaro em plena pandemia do Covid-19. O programa foi apresentado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo, e recebeu o deputado federal e vice-líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Afonso Florence.

As crescentes manifestações contrárias ao Governo Bolsonaro e o aprofundamento da crise em que vive o Planalto foram destaques na fala de Florence. O deputado afirmou que tem construído um processo de reflexão em conjunto com parlamentares e bases eleitorais, e que chegou a conclusão de que o Governo Bolsonaro começou em crise pela falta de agenda pactuada com a sociedade, no sentido de atender as expectativas de melhoria da qualidade de vida da população. “A agenda dele era de desmonte do Estado e de desmonte das políticas públicas de bem-estar social. Ele tem essa agenda sem sustentação no Congresso e a principal pauta é a econômica, que não é uma pauta dele e sim do mercado, de Rodrigo Maia, dos liberais”, disse.

Afonso Florence observou que a crise do Governo Bolsonaro se aprofundou com a instalação da pandemia do novo coronavírus, uma vez que se colocaram duas grandes responsabilidades, sendo a primeira na área da saúde dividida nos eixos de conter a expansão do vírus e de estruturar o Sistema Único de Saúde (SUS), e a segunda na economia, na garantia da renda dos trabalhadores e trabalhadoras informais.
“Mas, ele [Bolsonaro] não fez uma coisa nem outra e, muito pior, incentiva o desrespeito ao isolamento social. Os R$ 600 reais do auxílio emergencial que os bolsonaristas estão dizendo por aí que foi Bolsonaro que propôs, não teve Medida Provisória, Projeto de Lei e nada dele, e sim do Partido dos Trabalhadores e de parlamentares de outros partidos”, acrescentou Afonso.

“Bolsonaro chegou a colocar uma Medida Provisória para tentar impedir os governadores de conterem a pandemia, e perdeu no Supremo. Ele é um governante que só quer servir aos interesses dos grandes capitalistas e conglomerados econômicos e financeiros. Bolsonaro é cada vez mais conhecido pelo povo como um presidente que dissemina o coronavírus e não resolve os temas da economia” completou Florence.

O programa Minuto da Democracia é transmitido toda segunda-feira. Em função do isolamento e distanciamento social pelo novo coronavírus, o programa agora é exibido no Instagram via LIVE.

Ascom PT na Alba