O Minuto da Democracia desta segunda-feira (25), recebeu o teólogo Naidison Baptista, que coordena a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) no estado da Bahia. O programa foi apresentado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Marcelino Galo, e abordou as políticas públicas de combate à seca e de convivência com o semiárido, implantadas pela ASA, além dos 20 anos de fundação da organização.
O deputado Marcelino Galo ressaltou o trabalho da ASA em toda a América Latina, que consiste na articulação de organizações (sindicatos, ambientalistas, grupos comunitários, de base e de igreja) que trabalham para construir a viabilidade do semiárido e uma imagem da região que seja digna de seu povo.
“A ASA é uma grande organização com serviço inestimável prestado aos nordestinos. É uma das entidades mais importantes da sociedade civil, que faz um trabalho revolucionário e essencial de convivência com o semiárido” afirmou o líder petista.
Para o coordenador da ASA na Bahia, Naidison Baptista, um melhor convívio com a região garante melhoria na qualidade de vida da população. Segundo ele, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados na construção da convivência com o semiárido, e a ASA foi formada justamente para influenciar de modo mais forte na perspectiva dessa política.
“A convivência do semiárido não se define apenas na construção de cisternas. A água é apenas um elemento, mas nós precisamos de sementes, de assistência técnica, crédito, moradia, energia elétrica, escola e da água armazenada, tanto para consumo humano quanto para produção. O semiárido não é o lugar de chão rachado. Se o chão lá está rachado, é porque as políticas estão erradas. Quando nós acertamos as políticas, o semiárido será lugar de produção de alimentos”, disse Naidison.
Para assistir ao programa na íntegra basta clicar no link abaixo. O Minuto da Democracia é transmitido AO VIVO toda segunda-feira, às 12h, meio dia, através da página oficial do PT na Alba no Facebook.