Minuto da Democracia: Marcelino Galo recebe o Secretário da Educação para falar sobre ações da pasta durante a pandemia do Covid19

230

As ações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia no enfrentamento ao COVID-19 estiveram em pauta no Minuto da Democracia desta segunda-feira (27). Em sua terceira edição virtual, o programa foi apresentado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Marcelino Galo, que recebeu o Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues. O chefe da pasta iniciou a sua fala ressaltando a importância da suspensão das aulas na rede pública e particular de ensino de toda a Bahia, obedecendo ao decreto do governador Rui Costa, publicado no último dia 19 de março. O secretário da Educação explicou que, por ser um ambiente de aglutinação de pessoas, a determinação de fechamento das escolas teve por objetivo evitar a disseminação do vírus.

“Temos escolas que chegam a 2.500 estudantes, e a própria natureza desses alunos, por ser juvenil, é atuar tocando, pegando, encostando. Não se faz educação se não for por contato. Por conta disso, as escolas fechadas representam sim uma forte estratégia de contenção e ampliação do novo coronavírus”, justificou Jerônimo.

Durante o programa, o líder do PT na Alba, deputado Marcelino Galo, abordou o acesso ao Vale Alimentação Estudantil e a condução do fechamento do ano letivo. O secretário apontou a organização do cadastro dos alunos da rede pública de ensino como um grande desafio da Secretaria para a concessão do Vale Alimentação Estudantil. “No total de cerca de 800 mil estudantes, menos de 500 tinham um cadastro arrumado, com nome do pai e da mãe, telefone, endereço. O cadastro pode parecer frio, burocrático, mas é algo importante e necessário. Precisamos do CPF das pessoas para fazer políticas públicas, e essa é uma política séria, de matar a fome daqueles que precisam”, ponderou.

Jerônimo Rodrigues destacou que, até o momento, a Secretaria da Educação já distribuiu 160 mil vouchers alimentação para alunos da rede pública, mas ainda existe uma dificuldade no envio dos cadastros estudantis para as empresas – Cesta do Povo e Assaí -, responsáveis pela distribuição do benefício. “Tem muito estudante que a melhor refeição que faz no dia é a alimentação escolar. Portanto, nessa hora, nós precisamos encontrar esses alunos para que nenhum deles fique sem receber esse vale”, disse.

Outro ponto abordado foi o cumprimento do ano letivo. O secretário da Educação da Bahia explicou que tem trabalhado com muita parcimônia e aguardado às determinações do governador Rui Costa no sentido de uma possível prorrogação do decreto que suspende as aulas nas escolas. “Se fossem só dois meses, iriamos fazer a reposição de forma presencial durante o São João e usando os sábados. Dessa forma nós conseguiríamos repor esses dias até o dia 23 de dezembro. Mas, pelo visto, teremos ainda o mês de maio todo e aí nós teremos que entrar no ano de 2021 para fazer essa reposição”, esclareceu Jerônimo.

O programa Minuto da Democracia é transmitido toda segunda-feira. Em função do isolamento e distanciamento social pelo novo coronavírus, o programa tem sido exibido no perfil do PT na Alba do Instagram via LIVE.

Ascom PT na Alba