Atenta às questões educacionais, a deputada Maria del Carmen (PT) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual de Educação, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, a construção de uma escola anexa ao Colégio Estadual Adelaide Souza, localizada no distrito de São Benedito, no município de Nilo Peçanha. Através da indicação, feita por meio da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a petista ressaltou que tal necessidade chegou ao seu conhecimento por intermédio de lideranças comunitárias da região.
Segundo Maria del Carmen, em que pese São Benedito figurar como o principal distrito de Nilo Peçanha, ele está situado a 45 quilômetros do centro da cidade, e carece da prestação de assistência educacional. “Convém salientar, que diversos estudantes têm que percorrer distâncias superiores a 45 km, muitos deles a pé, da sua localidade, para ter acesso à educação. Nesse sentido, as escolas situadas em zonas rurais possuem um papel fundamental na concretização da cidadania, conferindo aos cidadãos o pleno acesso à educação, este que é um direito fundamental que deve ser assegurado pela administração pública”, afirmou.
Ainda de acordo com a parlamentar, a construção de escola anexa ao Colégio Estadual Adelaide Souza no distrito de São Benedito se justifica pela necessidade de fornecer a educação adequada à população residente na zona rural do município de Nilo Peçanha, consoante determina a Constituição Federal, em seu art. 205.
O município de Nilo Peçanha está situado na Região Baixo Sul da Bahia e, segundo estimativa feita pelo IBGE, possui a população estimada de 14.156, sendo que 75,23% residem em sua zona rural.
Diário Oficial da Alba