Rio Real está precisando de uma delegacia adequada às suas demandas. Foi com está convicção que a deputada Maria del Carmen (PT) apresentou indicação ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, pedindo que sejam adotadas providências no sentido de recuperar as instalações, incluindo a previsão para a Sala Lilás. Ela também sugere a implantação da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 48, que abrange 11 municípios com a instalação da Delegacia Regional.
O prédio da delegacia, ressalta a parlamentar, sofreu um incêndio e, por conta disso, a polícia está funcionando em um imóvel alugado. Del Carmen explica que sua iniciativa parte da solicitação feita pelo presidente do PT em Rio Real, Ubiramar Bispo de Souza. Ela ressalta que se trata da única da região, cobrindo municípios próximos como Jandaíra, “uma extensa área litorânea – turística e desempenha importante papel na segurança pública, cobrindo as mais diversas necessidades dos cidadãos e das comunidades adjacentes”.
Neste sentido, para alcançar um nível adequado de segurança, é papel do Poder Executivo avaliar as necessidades da comunidade, alocando recursos na proporção dos elementos que são mais eficazes no atendimento da população, sendo importante salientar que a delegacia do município foi incendiada e necessita ser recuperada, uma vez que esta está funcionando provisoriamente num imóvel alugado.
Del Carmen pede a instalação de uma Sala Lilás, ressaltando que a localidade não dispõe de Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (Deam), “uma grande vitória na luta feminista que não apenas representa o reconhecimento da violência contra mulheres como um crime, como também implica a responsabilização do Estado no que se refere à implantação de políticas públicas que assegurem o combate aos feminicídios e demais crimes contra às mulheres”.
Agência ALBA