A deputada Maria del Carmen (PT) defende a inclusão dos funcionários do saneamento básico, que atendem na parte operacional, serviço essencial, no grupo de prioridade para a vacinação contra a Covid-19. Através de indicação direcionada ao governador Rui Costa e ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a petista lembra que uma das medidas mais importantes para combater o coronavírus é o isolamento social, ficar em casa para não gerar aglomeração e consequentemente mais contágios.
“Infelizmente, seja por necessidade ou pelo tipo de atividade desenvolvida, muitos trabalhadores não podem seguir esta recomendação. Diversas pessoas aderiram ao home office, porém desde o início da pandemia grupos de trabalhadores não puderam e ainda não podem deixar de trabalhar”, pontua a parlamentar.
Para a presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da ALBA, este é o caso dos trabalhadores da área operacional de saneamento básico. A legisladora frisa que, por se tratar de um serviço essencial, fundamental para toda a sociedade, esses trabalhadores, que garantem o bom funcionamento dos serviços de água e esgoto, “não puderam ficar em casa e nunca deixaram de se expor em prol de toda sociedade que necessita desses serviços”.
A deputada elogia a categoria e faz um alerta sobre o trabalho desses profissionais: “Sem eles, o enfrentamento da pandemia estaria sendo ainda mais difícil, pois é com a ajuda desses trabalhadores que outras doenças não proliferam”.
Maria del Carmen salienta que, neste momento em que a ciência nos oferta uma gama de vacinas eficazes, “é fundamental retribuirmos os esforços desses profissionais que se colocaram à disposição diariamente para atender a população do Estado da Bahia
Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia