Com o objetivo de reconstruir a frota pesqueira nas regiões atingidas pelas enchentes, o deputado Marcelino Galo Lula (PT) defendeu junto ao Governo do Estado a necessidade de abertura de financiamento subsidiado aos pescadores da Bahia.
Na indicação enviada ao governador Rui Costa e à secretária de Meio Ambiente, Márcia Cristina Telles, o parlamentar lembrou que as fortes chuvas deixaram um cenário de horror e destruição na Bahia. “Inúmeros são os prejuízos. A água devastou tudo simplesmente levando tudo o que havia pela frente causando tragédias, pânico, calamidade absoluta”, observou Marcelino, no documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Ele acrescentou que, neste exato momento, o Estado possui 72 municípios em situação de emergência e outros 58 em situação de crise por conta das enchentes. “O governador tem sido um guerreiro, um combatente incessante e acompanha todas as operações de perto prestando auxílio e socorro a toda região”, afirmou.
De acordo com o deputado, os pescadores baianos que já vinham sofrendo com a mancha de óleo que se espalhou por toda a costa do Nordeste brasileiro e sofreram também com a suspensão do repasse do seguro defeso por parte do governo federal, e agora sofrem com a destruição causada pelas fortes chuvas que atingiram o nosso Estado.
Marcelino fez questão de registrar que, no dia a dia da prática reconhecida como pesca artesanal, os trabalhadores se utilizam de embarcações de médio e pequeno porte e equipamentos (petrechos) sem nenhuma sofisticação além de insumos utilizados adquiridos nos comércios locais.
“Por isso, proponho, com a máxima urgência, ao Governo da Bahia que possa promover a abertura de financiamento subsidiado aos pescadores da Bahia visando a recuperação da frota pesqueira nos municípios e regiões atingidas pelas enchentes”.
Diário Oficial da Alba