Marcelino Galo propõe nome do médico Aderbal de Santana para novo colégio de Ituaçu

128

O novo colégio estadual, em construção na cidade de Ituaçu, deve ter o nome em homenagem ao médico Aderbal de Santana Barbosa, um baluarte da educação no município.. Projeto de lei neste sentido foi encaminhado à Mesa Diretora da Casa Legislativa pelo deputado Marcelino Galo (PT), que destacou a trajetória do militante político e profissional da saúde, nascido em 26 de dezembro de 1920, em Salvador.

Aderbal de Santana Barbosa era o segundo dos oito filhos de Engrácia de Santana Barbosa (1889-1987) e de Francisco da Purificação Barbosa (1885-1960). Passou parte da sua infância e adolescência no município de Poções, tendo retornado à capital em 1936 para estudar no Colégio da Bahia. De acordo com o petista, em 1945, já com 25 anos, ele terminou o curso secundário, ingressando, no ano seguinte, na Faculdade de Medicina da Bahia, instituição acadêmica onde se diplomou médico em 1952.

Galo relata que, apesar de inúmeras propostas para exercer a profissão na capital, o médico fez opção pelo município de Ituaçu. Militante político, Aderbal exerceu forte liderança na cidade, embora não tenha ocupado nenhum cargo eletivo. “Sempre participativo, contribuiu com uma série de decisões importantes para Ituaçu, sendo fundamental para o desenvolvimento do município com seu perfil de uma pessoa agregadora”, salientou o parlamentar.

Após quatro anos de trabalhos no município, o médico iniciou uma luta em prol da implantação do Ginásio de Ituaçu, o que conseguiu realizar em 1960, contando com apoio da prefeitura municipal, governo do Estado da Bahia e toda a sociedade. A iniciativa abriu as portas da educação para todos os ituaçuenses, “oportunizando a democratização do ensino através do livre acesso e apoio aos mais carentes, com concessão de bolsas e outras políticas que garantiam acesso e permanência”.

O legislador lembra que no dia 18 de fevereiro de 1960 foi inaugurado o Ginásio de Ituaçu e que esse acontecimento histórico teve como figura central Dr. Aderbal de Santana Barbosa. Marcelino explica que três anos antes as ideias do médico ganharam corpo junto a um grupo expressivo, pessoas comuns e autoridades locais, que, sob sua liderança, formou a Associação Amigos de ltuaçu. A entidade foi criada oficialmente no dia 3 de abril de 1957, com o objetivo de manter o ginásio que estava sendo idealizado.

A fundação do Ginásio de Ituaçu, que posteriormente se transformou no Colégio Normal de Ituaçu em 1965, representou a abertura de novas perspectivas de formação para a comunidade local, assim como para os municípios de Tanhaçu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, que só tinham escolas elementares. A partir do ginásio, a cidade viveu um nítido desenvolvimento sociocultural e educacional.

Dr. Aderbal de Santana Barbosa foi diretor do Ginásio desde sua fundação até o ano de 1979, quando faleceu. Assim, nada mais justo que façamos justiça a esta figura de grande importância para a educação da cidade de Ituaçu, dando o seu nome a este novo colégio estadual, a esta grande obra do governador Rui Costa, que será um mais um marco na educação do município”, finalizou o petista.

Agência ALBA