O deputado Jacó Lula da Silva (PT) apresentou três indicações ao governador Rui Costa propondo a inclusão de novas segmentos da população no grupo de prioridade no Plano Estadual de Imunização do Estado da Bahia. Um dos grupos que o parlamentar acha imprescindível receber o quanto antes a vacina é dos portadores de anemia falciforme. Os promotores de vendas, trabalhadores de supermercados, postos de combustíveis e farmácias, além dos trabalhadores, portuários são categorias profissionais apresentadas pelo petista.
Os portadores da anemia falciforme devem ser prioritários, segundo Jacó, “em virtude desta doença fragilizar o sistema imunológico destas pessoas, além de problemas como complicações do sistema respiratório, circulatório, pulmonar e rins”. Ele explica ainda que a doença tem maior incidência na população de origem afrodescendente, “maioria do nosso povo, que, em regra, vive em condições precárias e alimentação sem nutrientes necessários, portanto, mais susceptíveis de serem contaminados pelo coronavírus”.
Nada menos do que seis sindicatos dos trabalhadores portuários, que atuam entre a orla de Aratu e Salvador, procuraram Jacó para pedir que a categoria passasse a integrar a listagem. Os sindicalistas explicaram ao parlamentar que os profissionais não pararam suas atividades, mesmo nos períodos mais duros da pandemia, e que os mesmos ficam em contato direto com cargas e pessoas das mais diferentes nacionalidades. “Quero ressaltar o papel do secretário geral da UGT-BA, Marcelo Carvalho, nessa luta em defesa dos trabalhadores portuários, que foi o elo do nosso mandato com a categoria para subsidiar a elaboração desta indicação”, ressaltou o deputado.
Na mesma linha, o petista sugere ao governador a presença, entre os prioritários, dos promotores de vendas, trabalhadores de supermercados, postos de combustíveis e farmácias. Ele disse ser necessário reconhecer que estes profissionais estão todos os dias expostos à contaminação do coronavírus, mas, mesmo exercendo atividades essenciais, estão fora da prioridade do plano estadual de vacinação.
ASCOM Jacó