A Organização Mundial da Saúde (OMS) e os ministérios da Saúde de vários países, entre eles o Brasil, reconhecem a atividade das doulas e incentivam a presença delas durante os partos. “Tem se demonstrado que o parto evolui com maior tranquilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas quanto fetais”, diz o deputado Jacó Lula da Silva (PT), considerando que o vínculo entre mãe e bebê é favorecido e fortalecido, tornando-se uma experiência gratificante Para ele, a presença das profissionais na hora do parto traz vantagens também para o Sistema de Saúde, que, além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.
Por conta disso, e inspirado em um projeto de lei do deputado carioca Renato Cozzolino, Jacó apresentou indicação ao governador Rui Costa sugerindo que regulamente a presença das doulas nas maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada do estado da Bahia, durante todo o período de trabalho de parto até o pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente.
“Desde os primórdios da humanidade foi se acumulando um conhecimento empírico, fruto da experiência de milhares de mulheres auxiliando outras mulheres na hora do nascimento de seus filhos”, conta o petista, lembrando que o nascimento humano era marcado pela presença das mulheres da família: irmãs mais velhas, tias, mães, avós. “Atualmente, os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeado por especialistas, cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente”. Para ele, cada vez mais, “a hospitalização do parto deixou as nossas mulheres desenraizadas e isoladas, sem nenhum apoio psicossocial.
A figura da doula surge justamente para preencher esta lacuna, suprindo a demanda de emoção e afeto neste momento de intensa importância e vulnerabilidade. É o resgate de uma prática existente antes da institucionalização e medicalização da assistência ao parto. A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. São mulheres capacitadas para brindar apoio continuado a outras mulheres, (e aos seus companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.
Diário Oficial da Alba