Há três anos consecutivos, PT é o partido com maior apoio popular

168

“O PT ajudou o povo a descobrir o seu valor!”. A declaração da Dona Maria Clara da Silva, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), ilustra o sentimento que milhões de brasileiros têm pelo Partido dos Trabalhadores. Apesar da ininterrupta perseguição midiática e judiciária contra Lula e outros dirigentes, a sigla segue sendo a mais querida do Brasil e o reconhecimento do povo só cresce.

Segundo o DataFolha, 24% da população do Brasil tem o PT como partido favorito, de acordo com índice divulgado este mês. Em agosto de 2015, auge da perseguição midiática e judicial, o partido tinha 9% da preferência. Em três anos, o reconhecimento do povo aumentou em 15 pontos percentuais.

Já no Ibope, por sua vez,  o resultado do levantamento é ainda mais acachapante. 29% dos entrevistados em agosto – quase o triplo da soma de todos as outras siglas que pontuaram – tem o Partido dos Trabalhadores como a agremiação política de “maior preferência ou simpatia”. O crescimento desde agosto de 2015 até este ano foi de 12 pontos, quando o índice registrado era de 17%.

Outras siglas como PSDB e MDB apresentaram queda na preferência do eleitor, consequência do suporte que deram ao golpe de 2016. No DataFolha, os tucanos tinham 6% do eleitorado em agosto de 2015. Na pesquisa deste mês, houve queda de 2 pontos e hoje o percentual é de 4%. Os emedebistas, por sua vez, tinham 3% há três anos e chegaram a 4% no levantamento recente.

Se no DataFolha a sigla evoluiu 1 ponto percentual, no Ibope a queda foi drástica. Em agosto de 2015, o MDB tinha 5% do eleitorado e o percentual neste mês foi de apenas 2%. O PSDB, por sua vez, estagnou nos mesmos 5% em três anos.

Por Erick Julio, da Agência PT de Notícias