A Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia acompanhou a apresentação do Plano Plurianual Participativo (PPA) feita pelo Secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, no plenário da Alba. O documento estabelece as diretrizes de políticas públicas do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023, como prevê a Constituição Federal, e específica as metas nas áreas de saúde, segurança, educação, infraestrutura, desenvolvimento econômico e agricultura familiar.
De acordo com o secretário Walter Pinheiro, a matriz do planejamento estratégico do Governo Rui Costa é trabalhar cada vez mais destacando os investimentos na área social, como também foi realizado no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da Bahia para 2020, onde 62% do orçamento foram destinados para o setor. Além disso, o secretário ressaltou que este é um PPA com forte participação popular, com muito mais metas do que valores, e com uma avaliação permanente de seus indicadores. “Portanto, é pensar nas pessoas e desenvolver trabalho, gerar renda e desenvolvimento econômico com saúde, educação e, principalmente, boas condições de vida”, explicou Pinheiro.
O líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, destacou a exposição do PPA para todos os deputados democraticamente. Segundo o petista, a forma detalhada como o plano foi apresentado nunca havia sido realizada na Casa. “Isso nunca aconteceu aqui na Alba e precisa ser realçado. Foram apresentados com clareza os grandes investimentos do Estado ao longo dos próximos anos, com prioridade na saúde, educação e segurança pública, mas sem deixar os outros aspectos. Quero parabenizar o secretário Walter Pinheiro pela forma transparente e democrática que o PPA foi apresentado”, destacou Marcelino Galo.
Para o líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, o Plano Plurianual Participativo reflete o programa que o Governador Rui Costa captou durante a sua campanha eleitoral, com implementação e adaptação das expectativas da sociedade, e agora com as emendas dos deputados estaduais. “Espero que, com a apresentação do secretário Walter Pinheiro, os deputados tenham esclarecido todas as dúvidas, ampliando e atendendo as expectativas para os próximos quatro anos. Isso, sem dúvidas, será de muita valia para a condução do nosso Estado pelo nosso Governador Rui Costa”, afirmou Rosemberg.
O compromisso do governador Rui Costa com o desenvolvimento da Bahia em todas as áreas foi ressaltado pela deputada Fátima Nunes. Para ela, as propostas apresentadas no Plano Plurianual do Estado correspondem com as expectativas e necessidades do povo baiano. “Principalmente no que se refere à questão da água, no melhoramento e conservação dos rios e barragens, além da preocupação com o acesso à educação e com a agricultura familiar”.
Na opinião do deputado Jacó, o PPA demonstra o empenho do Governo do Estado com o projeto político que está sendo implementado e que pauta saúde, educação e segurança como prioridade, além do desenvolvimento rural através da agricultura familiar. “Foi uma apresentação que nos deixou bastante animados e convictos de que o governo Rui Costa continuará melhorando a vida das pessoas, em especial daquelas que mais precisam”, destacou Jacó.
O deputado Osni Cardoso parabenizou o Governo do Estado pela forma integrada que o Plano foi construído, com a participação popular e, sobretudo, dos Territórios de Identidade. “Tenho convicção disso porque vi muita gente participar e contribuir com a sua elaboração. Achei extremamente importante o secretário Walter Pinheiro ter vindo a esta Casa apresentar o PPA, e permitir que os deputados saibam o que está sendo votado com a certeza de que essa iniciativa do Governo do Estado ajudará ainda mais a Bahia a ser melhor”, disse Osni.
O vice-presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia, deputado Robinson Almeida, afirmou que PPA é o plano orientador das ações e dos investimentos do Governo do Estado nos próximos quatro anos. Segundo ele, a apresentação feita pelo secretário do Planejamento na Alba demonstra que o governo Rui Costa é um governo que pensa a Bahia para o futuro, planeja as ações de forma participativa e organiza grandes projetos voltados para o desenvolvimento. “Mais uma vez ficou confirmado aqui que o nosso Estado seguirá no caminho da inclusão social e do desenvolvimento econômico, tanto na capital quanto no interior, priorizando as áreas de saúde, educação e segurança, que são as principais demandas da sociedade”, ressaltou Robinson.
Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, deputado Zé Raimundo, foi um privilégio muito grande poder receber o secretário Walter Pinheiro para uma exposição abrangente e explicativa do PPA. “Foi uma apresentação extremamente pedagógica e esclarecedora. Ficamos bastante informados das grandes linhas de ação do governo, dos projetos estratégicos e das diretrizes para os próximos quatro anos. Em síntese, isso demonstra o esforço do nosso governador Rui no combate às desigualdades sociais e regionais, porque são projetos que valorizam as localidades mais deprimidas e fortalecem a agricultura familiar, a defesa dos direitos humanos e a inclusão social”, afirmou Zé Raimundo.
Assessoria de Comunicação do PT na Alba