Ex-ministro de Lula, Nilmário Miranda, lança livro em Salvador no dia 12 de novembro

228
Nilmário Miranda, ex-ministro dos Direitos Humanos no primeiro governo Lula, e com longa trajetória política desde os tempos de clandestinidade e prisão na ditadura militar, lança seu livro de memórias “Histórias que Vivi na História” na Reitoria da UFBA, dia 12 de novembro, às 18h. Mineiro, resgata a caminhada de décadas, com avanços e retrocessos das conquistas sociais, sobretudo a partir da Constituição de 1988. O Prefácio leva assinatura do baiano Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura.
Nilmário Miranda construiu uma sólida trajetória de luta pelos direitos humanos, sendo uma das grandes referências do país nesta área. Jornalista, com Mestrado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou sua militância política na década de 1960 em movimentos estudantis e ligados à Igreja Católica em Teófilo Otoni, cidade onde foi criado. Integrou a organização clandestina Polop e foi preso político por quatro anos.
Foi um dos fundadores do PT em Minas, deputado estadual, deputado federal e o primeiro ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Presidiu a Fundação Perseu Abramo. Recebeu em 2013 o Prêmio Direitos Humanos, a mais alta condecoração a pessoas que se destacam na defesa, na promoção e no enfrentamento às violações dos Direitos Humanos no Brasil. Em 2015 foi nomeado secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais.n