Deputados do PT na Alba participam de audiência pública para apresentação das contas públicas do 1° quadrimestre de 2021

192

A Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa da Bahia participou, nesta terça-feira (15), da audiência pública que avaliou o 1º quadrimestre de 2021 das contas públicas do Governo do Estado. A apresentação foi feita pelo secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, em audiência pública realizada no âmbito da Comissão de Finanças, Orçamento e Controle da Alba.

Ao iniciar a sua fala, o titular da Sefaz afirmou que, mesmo diante das sucessivas crises econômicas enfrentadas no país nos últimos anos, com impacto fiscal relevante para todos os Estados, a Bahia segue com as contas públicas equilibradas e baixo endividamento, mantendo o ritmo dos investimentos. Manoel Vitório observou que o grande problema tem sido a projeção do que vai acontecer com o Brasil nos próximos anos, uma vez que a pandemia da Covid-19 acabou agravando um pouco mais essa capacidade de previsão.

“A boa notícia é que a Bahia se preparou e tem se preparado por todo esse período para o enfrentamento dos desafios, e temos conseguido manter as contas em dia, o investimento público efetivo e como um dos maiores do Brasil, além do funcionamento do serviço público e o apoio à população principalmente nesse momento em que ela mais precisa. Aproveito a oportunidade e agradeço a colaboração desta Casa e dos demais poderes que foi fundamental para este nosso sucesso”, acrescentou o secretário.

De acordo com os dados apresentados por Manoel Vitório, houve um incremento médio no total de 16,27% no total das receitas tributárias do quadrimestre. O governo baiano investiu R$ 587,2 milhões no período de janeiro a abril deste ano. O desempenho no quadrimestre manteve a Bahia como o segundo Estado em volume de investimento – perdendo apenas para São Paulo (R$ 1,06 bilhão).

Para o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto, ficou demonstrado que a Bahia mantém as contas em dia e é o segundo maior investidor público do Brasil. Opinião semelhante foi a do deputado Zé Raimundo, que na oportunidade parabenizou o secretário Manoel Vitório pela apresentação didática e pedagógica, colocando os números do Governo da Bahia especialmente no que diz respeito à execução orçamentária.

Ascom PT na Alba