Deputado Marcelino propõe Dia Estadual dos Rios da Bahia

O deputado Marcelino Galo Lula (PT) apresentou projeto de lei que institui o Dia Estadual dos Rios da Bahia. A data, segundo a proposição, deverá ser comemorada anualmente em 25 de setembro, dia em que dom Luiz Flávio Cappio, bispo da Diocese de Barra, iniciou a primeira greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco.

“A regulamentação do Dia Estadual dos Rios da Bahia deve prever ações de educação ambiental e sustentabilidade nas esferas do poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil, e em cada município baiano implementar anualmente projetos a curto, médio e longo prazos para a proteção, preservação e conservação dos mananciais baianos, com o apoio do Estado da Bahia”, sintetiza o parlamentar.

Marcelino acredita que “urge desenvolver ações e políticas públicas de incentivo a formas sustentáveis de produção, de utilização da terra e dos recursos naturais e de proteção e conservação de nascentes e rios, conforme prevê a Lei 11.612, de 8 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos”. Ele lembra que “é crescente a preocupação mundial com problemas climáticos e o aquecimento global, no Brasil especialmente no Nordeste, onde os principais temores contemporâneos são a insegurança hídrica, alimentar, energética e a desertificação (terras mortas)”.

Pesquisas apontam que, entre os anos de 2000 e 2014, o território baiano já apresentou uma queda do índice das chuvas, redução da cobertura vegetal nativa, e aumento no índice de aridez e das áreas com risco de desertificação. “A situação é tão grave que existe um vasto calendário ambiental, com o intuito de sensibilizar a sociedade, a exemplo do Dia Mundial dos Rios, comemorado em 30 de setembro”, alerta.

O petista explica que a necessidade de criação do Dia Estadual dos Rios da Bahia, com o objetivo de proteger e conservar as águas subterrâneas, lençóis freáticos, nascentes, açudes, lagos, lagoas, córregos, riachos e rios, foi apontada pelos movimentos sociais através do SOS Águas da Chapada Diamantina, com apoio institucional da Associação Junta Independente Voluntária Ambiental (Jiva).

Diário Oficial da Assembleia da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima