Deputado Jacó propõe Comenda 2 de Julho ao reitor da Ufba

88
O deputado estadual Jacó (PT) protocolou nesta quinta-feira (2) Projeto de Resolução na Assembleia Legislativa da Bahia que concede a Medalha do Mérito 2 de Julho ao reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles. Caso aprovada, a mais alta honraria da Casa será entregue em sessão especial, em data e horário a serem estabelecidos em comum acordo com a Mesa Diretora da Alba.
No último dia 30, o parlamentar manifestou-se em sessão plenária na Alba contra os cortes de 30% no orçamento da Ufba, medida que o Ministério da Educação atribui à “balbúrdia” dentro dos seus campi e ao “baixo desempenho acadêmico”.
“É um caso de perseguição política a quem mais se esforça e dialoga com a população e a resistência. E também ao reitor, comprometido com os movimentos sociais, que abriu a Ufba para o povo, se colocou contra o golpe e ascensão do conservadorismo e articulou com outros reitores a defesa da universidade pública”, disse Jacó.
Em sua proposição, o deputado Jacó reprisa a biografia de João Carlos Salles Pires da Silva, nascido em 12 de maio de 1962, em Cachoeira, a mudança para Salvador em 1975, Colégio 2 de Julho, uma nova vida e um ambiente de contracultura, “logo temperado de macrobiótica e marxismo, com bastante leitura e muita militância política”.
Ex-aluno dos professores Ubirajara Rebouças, Fernando Rego e Ruy Simões, apaixonado por Wittgenstein, João Carlos é licenciado em Filosofia pela Ufba (1985), mestre em Ciências Sociais pela Ufba (1992) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Desde agosto de 2014, exerce o cargo de reitor da Ufba, tendo sido recentemente reeleito para mandato de 2018 a 2022.
Assessoria de Comunicação do Deputado Jacó