Deputado Gika Lopes entrega Comenda 2 de Julho à socióloga Vilma Reis

228

Referência em ações de defesa e garantia de direitos da população negra, mulheres, jovens e da comunidade LGBT, a socióloga e ouvidora da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, recebenesta quinta-feira, 27, às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 02 de Julho.

O proponente da sessão especial, o deputado estadual Gika Lopes, afirma que “essa é uma justa homenagem a socióloga Vilma Reis pelo reconhecimento de sua trajetória de lutas em defesa da juventude negra, contra a discriminação racial e pela promoção da igualdade na Bahia”.

Vilma Reis é uma especialista que tem contato com experiências concretas decorrentes da violência com recorte étnico-racial, gestora pública que acompanha o cotidiano de Salvador e ainda atua como interlocutora de grupos de combate ao racismo e à violência contra a juventude negra na Bahia. Atualmente eleita e executa a função de Ouvidora Geral na Defensoria Publica do Estado da Bahia.

Vilma Reis

A socióloga Vilma Reis formada pela UFBA – Universidade Federal do Estado da Bahia, foi coordenadora executiva do Ceafro e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). E também coordenadora do Centro de Combate ao Racismo do estado da Bahia. Em 1989 atuou nas lutas pelo direito a moradia. De 1966 a 1999, ela atuou no Fórum de Mulheres de Salvador. Entre 2009 e 2012, participou do Movimento de Defesa das Comunidades Quilombolas na Chapada Diamantina. Uma longa trajetória de luta e organização do povo na Bahia.


Natural de Nazaré das Farinhas, Recôncavo Baiano, é ativista do Movimento de Mulheres Negras. Foi professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), pesquisadora associada do projeto Raça e Democracia nas Américas e da Associação Nacional de Cientistas Políticos Negros (as) dos EUA.

Vilma Reis também foi coordenadora executiva do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceafro) e presidente do Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras. É referência nacional na luta contra a discriminação racial e pelos direitos das religiões de matriz africana.