Começa a campanha “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” na AL-BA

161

Na tarde desta quarta-feira (21), a Comissão de Direitos da Mulher e a Bancada Feminina realizaram um evento de abertura da campanha anual “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, no Saguão Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa, que é mundial, tem o objetivo de mobilizar a sociedade e o poder público no enfrentamento e combate a violência de gênero. Líder da Bancada Feminina, a deputada Neusa Cadore destacou a importância da participação do Brasil na campanha, já que o país ocupa o quinto lugar entre os 20 mais perigosos para as mulheres.

“Essa mobilização anual que acontece até o dia 10 de dezembro em mais de 160 países tem como objetivo denunciar e combater a violência de gênero. A nossa bancada feminina segue firme nesta luta junto com os movimentos feministas e de mulheres”, declarou a parlamentar.

A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, também participou da cerimônia de abertura da campanha. Desde a sua fundação, em 29 de dezembro de 2016, a pasta já desenvolveu diversos projetos de mobilização contra o preconceito de gênero e a violência contra as mulheres, como a campanha “Respeita As Minas” para o Carnaval de 2018. Em seu discurso, Julieta defendeu que a luta pelo fim da violência de gênero deve ser abraçada por todos, inclusive pelos homens.

“Não dá mais para ver notícias de que uma mulher negra, em sua maioria, sofreu feminicídio, morreu por ser mulher. Governo e sociedade precisam estar juntos nessa grande luta, tanto homens, quanto mulheres. Porque não é um problema das mulheres, é um problema da nossa civilização. Morte de mulheres, por serem mulheres, é um problema civilizatório porque é um atraso civilizatório”, afirmou a secretária.