Chuvas na Bahia: Bancada do PT na ALBa discute ações para auxiliar municípios atingidos

153

A Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa da Bahia se reuniu, manhã desta quarta-feira (29), para discutir ações de enfrentamento ao desastre causado pelas chuvas intensas que atingem o sul do Estado e vêm afetando, de forma atípica, centenas de cidades baianas.

Levantamento da Defesa Civil divulgado ontem (28), apontou 21 mortos, 42,9 mil desalojados e mais de 470 mil pessoas afetadas de alguma forma pelas enchentes.

“As imagens vistas são de partir o coração. A situação é grave e mais de 138 cidades estão em situação de emergência. O momento é de solidariedade, trabalho e parceria para salvar vidas e dar apoio às famílias afetadas. Nós da Bancada do PT na Alba não mediremos esforços para recuperar esse prejuízo ainda incalculável”, ressaltou o líder petista, deputado Osni Cardoso.

O secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Luís Caetano, que se encontra no município de Ipiaú juntamente com o governador Rui Costa para inspecionar as áreas afetadas, destacou as medidas que o governo baiano vem adotando para o atendimento às localidades atingidas, desde os primeiros socorros e deslocamento dos desabrigados, à doação de equipamentos e utensílios domésticos (colchões, geladeiras e fogões), além da reconstrução de casas e equipamentos públicos (pontes, estradas e barragens).

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, pontuou o protagonismo legislativo do partido diante da tragédia, e destacou a criação, pela bancada federal, do fundo emergencial para garantir recursos para os estados e municípios conseguirem reconstruir estruturas danificadas em desastres naturais. Éden também elogiou a postura do governador Rui Costa e afirmou que o Chefe do Executivo tem assumido o protagonismo e coordenado os esforços tanto do poder público quanto da sociedade civil, além de pautar o Governo Federal e mobilizar os governadores.

“Rui praticamente deu um xeque-mate em João Roma (ministro da Cidadania), porque foi ele quem acionou os demais governadores e mobilizou a sociedade brasileira para essa situação, atendeu a impressa, colocou o secretário Caetano em regime permanente de reunião de trabalho na Serin, enfim, acho que a gente reagiu bem diante dessa que é a maior tragédia de nosso Estado”, disse o presidente do PT Bahia.

Também participaram da reunião o líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, o deputado Bira Corôa, as deputadas Maria del Carmen e Neusa Cadore, e os deputados Robinson Almeida e Zé Raimundo.

Ascom PT na Alba