Bancada do PT na Alba comemora os 40 anos de fundação do partido com sessão especial e entrega de Comenda 2 de Julho para Alcides Modesto e José Sérgio Gabrielli

486

Os 40 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), comemorado no dia 10 de fevereiro, foram celebrados na Assembleia Legislativa da Bahia em grande estilo. Uma Sessão Especial promovida pela Bancada do PT na Casa, através do líder Deputado Marcelino Galo, lotou as galerias e dependências do plenário e contou com a presença do Governador Rui Costa, do Senador Jaques Wagner e diversas representações políticas, movimentos sociais e personalidades que marcaram a trajetória do maior partido político de esquerda da América Latina e o maior do Brasil. Durante o evento, integrando a programação dos 40 anos do PT, foi realizada a entrega da Comenda 2 de Julho ao primeiro deputado petista na Alba, Alcides Modesto, proposta por Marcelino Galo, e outra para o economista, professor e ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, proposta pelo líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto.

Hoje comemoramos os 40 anos do Partido dos Trabalhadores, maior organização dos povos da América Latina e, não por coincidência, mas por propósito, escolhemos essa data para conceder, muito justamente, a Comenda 2 de Julho a Alcides Modesto, um dos mais ilustres companheiros e fundadores desse Partido, que foi também o primeiro deputado do PT a exercer o mandato de deputado estadual”, destacou o líder petista Marcelino Galo.

Professor, filósofo e ex-deputado pelo PT, Alcides Modesto é natural do município de Remanso, atuou no movimento sindical, na pastoral da Igreja Católica, foi presidente do PT de Paulo Afonso em 1983, primeiro deputado estadual do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (1987) e deputado federal em 1990. Ao agradecer a homenagem, o ex-deputado não escondeu a emoção. “Estou muito feliz em poder reencontrar meus velhos companheiros de luta, aqueles que sempre acreditaram na mudança desse país e que querem construir uma sociedade diferente, dizendo não a tudo isso que está aí de cabeça para baixo no Brasil”, afirmou Alcides em sua fala.

Para o líder do Governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto, é motivo de orgulho ter tido o PT na Presidência da República e, atualmente, à frente do Governo da Bahia. O líder governista também destacou a satisfação em conceder a Comenda 2 de Julho ao ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. “Além de economista e professor de universidade, Gabrielli foi presidente da Petrobras e é uma personalidade importante para o Brasil e para a Bahia que nos orgulha muito”, pontuou Rosemberg.

Considerado um dos maiores gestores da Petrobras, José Gabrielli recebeu o prêmio de melhor executivo de finanças da América Latina pelo International Stevie Business Awards, foi secretário do Planejamento do Estado e considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, pela Revista Época. Em seu discurso, Gabrielli falou da representatividade da Comenda 2 de Julho, conferida apenas às personalidades com destacados serviços prestados à Bahia. “Receber essa homenagem junto com o meu admirável Alcides Modesto é uma honra enorme. Além disso, hoje estamos comemorando os 40 anos do PT, o que é também um grande orgulho porque é um partido que, essencialmente, mudou a vida de muita gente. Estamos vivendo um processo de desmonte das conquistas democráticas e destruição das políticas públicas, e resgatar o espírito militante e de transformação na sociedade, nesse momento, é muito importante”, enfatizou Gabrielli.

Para o governador Rui Costa, comemorar os 40 anos do PT significa reviver a história de vida de cada brasileiro e brasileira, que se confunde com a história de doação coletiva do partido. “O PT proporcionou que todos nós, oriundos de lugares geográficos diferentes, alguns com a vida mais urbana como Gabrielli, outros representando o sertão como Alcides, alguns vindos da favela como eu, outros de classe média, da militância religiosa, mas todos com o único objetivo de buscar justiça social”, disse Rui.

O senador Jaques Wagner – primeiro presidente do PT na Bahia, na época líder sindical –, afirmou que o partido chega aos seus 40 anos como a maior referência da esquerda na América Latina. O senador parabenizou o líder petista na Alba, Marcelino Galo, e o da bancada governista, Rosemberg Pinto, pela escolha dos nomes de Alcides Modesto e Sérgio Gabrielli para serem agraciados com a Comenda 2 de Julho. Marcelino e Rosemberg trouxeram como homenageados dois símbolos da história do PT, que de uma certa forma representam a fundação do nosso partido. Alcides, 12 anos como padre da Igreja Católica, e Gabrielli, como ex-militante da ação popular na clandestinidade até 1979, quando saiu a Lei de Anistia e o PT foi fundado um ano depois. Aqui está a síntese da fundação do Partido dos Trabalhadores. Aqueles que eram humanistas e revolucionários dos movimentos de esquerda de diversos partidos, que se reuniram em torno de Luiz Inácio Lula da Silva, naquela época símbolo maior da luta pelo retorno a democracia e direitos sociais dos trabalhadores”, relembrou Jaques Wagner.

As mobilizações e histórias de luta do partido ao longo desses 40 nos foram lembradas pela deputada Fátima Nunes. “Todos esses anos foram de muito trabalho e muitas conquistas. O PT tirou 36 milhões de pessoas da pobreza. Com Lula e Dilma tiramos a lata d’água da cabeça das mulheres, colocamos nas universidades os filhos de agricultores e dos mais simples, conquistamos a autonomia de mulher poder ser até presidenta da República. São muitas as vitórias do nosso partido e que continuemos firmes na luta e com Lula Livre”, enalteceu Fátima.

O deputado Jacó saudou a militância destacando que “são 40 anos de história e grandes realizações”. Para o petista, a solenidade demonstrou a força e vitalidade do Partido dos Trabalhadores, uma vez que reuniu as gerações que iniciaram o partido há 40 anos e as atuais. “É um partido vivo que se renova e tem capacidade de mobilização. Essa sessão está sendo um momento importante de alegria e confraternização, mas também um momento para dizer a sociedade que nós estamos vivos e mais fortes do que nunca. O PT é igual à massa de pão, quanto mais apanha, mais cresce e se fortalece”, defendeu Jacó.

Para a deputada Maria del Carmen, “são 40 anos de transformação da sociedade brasileira e da coragem daqueles companheiros que se reuniram e fundaram o PT, garantindo o surgimento de um partido de baixo, do meio do povo, dos trabalhadores e da população organizada”. A parlamentar lamentou a extinção de transformações sociais importantes no Brasil que, segundo ela, culminaram com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e vem sendo continuadas pelo Governo Bolsonaro. “Esses 40 anos marcam um novo momento do PT, mostrando para o Brasil e para o mundo que estamos cada vez mais fortes. Precisamos nos preparar para enfrentar essa realidade do Brasil, voltar ao Poder e garantir novas transformações na vida do povo brasileiro”, afirmou del Carmen.

A deputada Neusa Cadore parabenizou os correlegionários Marcelino Galo e Rosemberg Pinto pela grandiosidade do evento e acrescentou que “celebrar a história de luta, resistência e construção da cidadania com a nossa militância presente, com o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, e homenagear figuras valorosas como Alcides e Sérgio Gabrielli, nos emociona e nos fortalece para seguir na luta”.

O deputado Osni Cardoso destacou que o PT foi o único partido que conseguiu eleger um presidente e uma presidenta da República em tempo recorde, além de corresponder aos anseios da sociedade brasileira. “Entrei no PT em 1995, na cidade de Ichu, e me orgulho muito em fazer parte deste partido. Estou aqui hoje nessa comemoração e estarei sempre presente em todas as atividades, por conta da compreensão que tenho da importância do PT para o Brasil”, disse Osni.

Para o deputado Robinson Almeida, o partido foi uma grande escola política de valores, com uma caminhada repleta de acertos e erros que fazem parte da atividade humana. “Entrei no PT na década de 80 e, para mim, a nossa trajetória nos deixa em condições de seguir de cabeça erguida, reinventando a nossa forma de fazer política sem perder os nossos ideais mobilizadores, que é a luta por uma sociedade igualitária e a construção de um Brasil diferente do que as elites fizeram nesses 500 anos de exclusão da nossa gente. Viva o PT e viva a nossa história”, ressaltou Robinson.

O presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, resgatou a história de fundação do partido e afirmou que “não são 40 anos de um partido qualquer, mas sim de luta do movimento sindical, das mulheres, negros, jovens, educação, moradia e da saúde”.

Estiveram presentes na sessão diversos secretários de Estado, prefeitos petistas, vereadores e militantes de diversos municípios da Bahia.

História – O Partido dos Trabalhadores foi criado em 10 de fevereiro de 1980 em resistência à ditadura militar, a favor da luta pela redemocratização do país e com o objetivo de promover mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade. Entre os fatos marcantes na história do PT, assim como o legado dos governos petistas ao longo dos anos, destaca-se o primeiro presidente eleito pela sigla, Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira mulher presidenta da República, Dilma Rousseff, além das políticas públicas e programas sociais como Fome Zero, Bolsa Família, Mais Médicos, Programas de Cisternas, Minha Casa Minha Vida, Luz para Todos, Prouni, entre outros.

Ascom PT na Alba