Bancada do PT na Alba apoia a paralisação dos entregadores de aplicativos

651

Mesmo diante da situação de pandemia mundial, a categoria de entregadores de aplicativos, que inclui motoristas, motociclistas, motoboys, mototaxistas e ciclistas, permanece em seus postos de trabalho desempenhando um papel fundamental em momento de isolamento social. Em junho, a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia encaminhou uma homenagem para toda a categoria, mas destacou a situação de precarização imposta a todos os entregadores de aplicativos. Leia abaixo o documento da Bancada do PT na Alba em homenagem a estes trabalhadores.

PT na Alba presta homenagem aos entregadores de aplicativo – Junho 2020

A presente Moção de Aplauso tem como objetivo homenagear tal categoria de trabalhadores informais, que há muito tempo vêm sendo submetida a uma relação de trabalho precarizada e com horas exaustivas. Durante a situação de calamidade pública que o novo coronavírus nos impõe há mais de dois meses, esses trabalhadores têm cumprido um papel importante para alguns segmentos do setor de serviços (bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes, etc) e comércio (mercadinhos de bairro, açougues, padarias e farmácias, etc) em vários municípios baianos.

Que a sociedade baiana, beneficiada com a prestação de serviços de delivery realizada por motoristas, motociclistas, motoboys, mototaxistas e ciclistas via aplicativos, como iFood, Rappi, Loggi, Uber Eats e 99 Food, passe a valorizá-los ainda mais neste momento de incertezas, angústias e perdas de singulares vidas contaminadas com a COVID-19. Que, após vencermos esta luta contra o inimigo invisível, o coronavírus, essa categoria de trabalhadores informais tenha assegurada o mínimo de dignidade quanto aos direitos trabalhistas.

E que, as empresas de aplicativos atendam às recomendações da Organização Mundial da Saúde – OMS –, orientando-os e lhes fornecendo gratuitamente materiais necessários para atenuar a disseminação do vírus (álcool em gel, máscaras e luvas), garantindo-lhes, assim, maior segurança e saúde no trabalho.

Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia