Preocupado com o acesso à educação superior e a formação de jovens para o mercado de trabalho, o deputado estadual Jacó (PT) apresentou na semana passada, na Assembleia Legislativa da Bahia, um Projeto de Lei que institui o Programa Bahia na Universidade (Prouni-BA). Trata-se de um programa destinado à oferta de bolsas de estudo para alunos de baixa renda.
O valor da bolsa ainda será definido durante a tramitação do projeto nas Comissões da Casa, mas a expectativa é garantir a integralidade ou 50% do financiamento dos cursos, afirma Bruno Araújo, do Coletivo Malês, que levou a pauta ao deputado Jacó. Bruno acrescenta que a proposta é resultado de vários debates e inspirou-se em lei similar aprovada no ano passado em Pernambuco.
O Prouni-BA é voltado, prioritariamente, para alunos de educação, ciência, tecnologia, engenharia e matemática, vinculados a Instituições de Ensino Superior privado – faculdades, centros universitários e universidades.
“Procura-se por meio dessa importante política pública, no âmbito da educação, atender a demanda dos setores econômicos do Estado da Bahia, propiciando melhor qualificação de nossos recursos humanos para a sociedade bem como promover a inclusão social e laboral dos beneficiários diretos pelo referido Programa”, diz o deputado Jacó na justificativa do PL.
“Assim como o Prouni Nacional, criado em 2004 pelo ex-presidente Lula e ampliado no Governo Dilma, o Prouni Estadual, indicado pelo deputado Jacó, irá abrir as portas das universidades para milhares de jovens baianos e transformar a vida da nossa juventude”, aponta Luis Henrique, que também integra o Coletivo Malês.
ASCOM Jáco