Realizada de forma remota, a primeira reunião para definição de uma pauta de trabalho da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA em 2021 ocorreu na manhã desta terça-feira (16), sob a presidência do deputado estadual Jacó (PT), e na presença dos deputados Hilton Coelho (PSOL), Maria Del Carmen, Fatima Nunes, Osni Cardoso e Robinson Almeida (PT), Fabiola Mansur (PSB) e Soldado Prisco (PSC).
Os deputados decidiram não fixar datas, devido à pandemia do coronavírus, mas aprovar um plano de ações que consiste em audiências virtuais itinerantes voltadas para os diferentes territórios do Estado da Bahia, três audiências públicas – Despejo Zero (abril), Guerra às Drogas (maio) e População Carcerária na Bahia (junho) – e, ainda, uma visita ao Quilombo de Quingoma. Destacando a importância do mês de março para a luta das mulheres, também aprovaram uma visita técnica às DEAMs e Varas de Violência Doméstica.
A inclusão de grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19, a exemplo de pessoas com Síndrome de Down, gestantes e puérperas, policiais militares e civis e profissionais de educação, foi defendida pelos representantes da CDHSP durante a reunião. Até o fim do mês, o Colegiado pretende se reunir com as Comissões de Promoção da Igualdade e Direitos das Mulheres da Alba para tratar de temas afins, como o auxílio emergencial.
ASCOM Jacó