Rosemberg indica homenagem ao ex-ministro Carlos Gabas

198

A concessão do Título de Cidadão Baiano ao ex-ministro Carlos Eduardo Gabas, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado, foi proposta pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), líder da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia. No projeto de resolução apresentado, o parlamentar petista apresenta a trajetória do homenageado, que nasceu em Araçatuba, estado de São Paulo, em 27 de fevereiro de 1965, e foi ministro da Previdência Social do Brasil, entre março de 2010 e janeiro de 2011 e entre janeiro e outubro de 2015.

Carlos Gabas é bacharel em ciências contábeis pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano) de Araçatuba e pós-graduado em gestão de sistemas de seguridade social pela Universidade de Alcalá, em Alcalá de Henares, Espanha. “Sua trajetória na administração pública se iniciou em 1985, quando foi aprovado no concurso para agente administrativo do extinto Iapas, atual Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), além de ter ingressado no movimento sindical dentro do próprio INSS, motivo de grande orgulho aos profissionais públicos da área previdenciária”, elogiou Rosemberg.

O parlamentar afirmou que “o ex-ministro Carlos Gabas carrega invejável bagagem profissional, contabilizando experiências em relevantes setores públicos, como o Programa de Qualidade do Governo Federal; a coordenação de qualidade do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS; a Superintendência Estadual do INSS, em São Paulo; e a secretaria-executiva do próprio ministério, na gestão de Nelson Machado”.

Gabas foi consultor e avaliador do Programa de Qualidade do Governo Federal em 2001 e 2002. Em seguida, assumiu a coordenação de qualidade do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS.

De janeiro de 2003 a julho de 2005, foi o responsável pela Superintendência Estadual do INSS em São Paulo, convidado pelo então ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini. Em 8 de agosto de 2005, assumiu a Secretaria-executiva do Ministério da Previdência Social na gestão do ex-ministro Nelson Machado Filho, permanecendo no cargo até outubro do mesmo ano.

Em 31 de março de 2010, assumiu o ministério após a saída de José Barroso Pimentel. Foi substituído ao término do governo de Lula e início do primeiro mandato de Dilma Rousseff retornando ao cargo em 29 de dezembro de 2014, anunciado como novo ministro da Previdência Social para o então segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, cargo que exerceu até outubro de 2015, quando houve a fusão daquele ministério com o Ministério do Trabalho e Emprego, sendo criado o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Ao longo dos anos, participou, ainda, da elaboração de vários projetos, posteriormente transformados em importantes leis, entre as quais o Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), sobre a inversão do ônus da prova em casos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, e a criação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Atuou de maneira efetiva em negociações de acordos internacionais na área de Previdência Social, principalmente, com o Japão e os Estados Unidos, além de ter representado o Brasil como presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS), em vários eventos, e coordenado o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Programa de Governo do Partido dos Trabalhadores, na área de Previdência Social.

“Atualmente, Carlos Gabas é secretário-executivo do Consórcio Nordeste e teve participação de destaque na articulação dos governadores do Nordeste durante a pandemia do Covid-19. Dono de um currículo impecável e de uma trajetória profissional e pessoal irretocável, além de todo o histórico apresentado, o indicado a esta honraria se faz digno da mesma pelos seus inúmeros préstimos à sociedade baiana e brasileira, contribuindo para o fortalecimento da democracia e do bem-estar social da população brasileira”, concluiu o deputado.

Diário Oficial da Alba