Bancada do PT na Alba participa de solenidade de reabertura dos trabalhos legislativos de 2022

A Bancada do Partido dos Trabalhadores da Assembleia Legislativa da Bahia marcou presença, na manhã desta terça-feira (1), na sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos na Casa. O governador Rui Costa participou da cerimônia e fez a leitura da tradicional mensagem ao Parlamento Baiano.

Para o líder do PT na Alba, deputado Osni Cardoso, o ano de 2022 será decisivo, onde os brasileiros poderão rever as mudanças e o destino do país, definindo os rumos estratégicos do Brasil através do voto. O parlamentar demonstrou otimismo em relação à atuação da Assembleia Legislativa para este ano, e afirmou que acredita no trabalho da Casa. “O ano de 2021 foi muito bacana, bastante positivo, e eu acredito que em 2022 faremos da mesma forma, ainda com todas as adversidades. Vamos garantir as indicações, continuar elaborando as leis, sendo propositivos e fiscalizando aquilo que é nosso papel fiscalizar”, garantiu Osni.

O chefe do Executivo iniciou o seu discurso destacando a forte crise política e econômica enfrentada pelo país desde 2015, quando foi imposto o golpe contra a presidente Dilma Rousseff, e criticou duramente os posicionamentos espantosos do atual Governo Federal e o vácuo de governabilidade do então presidente Jair Bolsonaro, provocando o aumento do número de pessoas pobres e extremamente pobres em todo o país, incluindo na Bahia.

“Voltamos a integrar o Mapa da Fome e a insegurança alimentar aumentou mais que o dobro entre 2018 e 2021. Ainda que se considere a crise econômica global, agravada pela pandemia, esses resultados tão graves estão relacionados ao desmonte sistemático da rede de proteção social e de combate à pobreza que tínhamos estruturado aqui. Portanto, o cenário é de muita fragilidade social e econômica. Apesar disso, precisamos afirmar sempre os valores da esperança. O Brasil é muito maior do que aqueles que, no momento, conduzem nosso país”, ponderou Rui Costa.

O governador também destacou as atividades realizadas em 2021, incluindo os desafios enfrentados com as ações de combate à Covid-19. “As providências do Estado, no contexto da Covid-19, foram muito além das ações de saúde propriamente ditas. Adotamos medidas legislativas e administrativas, logo no primeiro momento, com o apoio desta Casa, e executamos importantes investimentos e ações para socorrer os municípios. A pandemia, infelizmente, mostrou a sua face mais cruel entre as populações mais vulneráveis, por isso, para estender a mão aos que mais precisavam, tivemos, desde 2020, que aportar R$ 800 milhões que originalmente não estavam previstos no Orçamento”, afirmou.

Rui Costa ainda completou relembrando que, há dois meses, a Bahia viveu uma das maiores tragédias climáticas e ambientais da história, onde 213 municípios foram afetados pelas enchentes, impactando a vida de mais de 1 milhão de habitantes e deixando 25.901 desabrigados. “Nesse momento, presto as minhas condolências às famílias das 27 pessoas que faleceram nessa tragédia e me solidarizo com todos os atingidos. Desde o período das chuvas até agora, já entregamos, com o apoio dos parlamentares baianos, 140 ambulâncias e a meta é destinar pelo menos um veículo novo para cada um dos municípios que sofreram com as cheias. De imediato, compramos e também recebemos doações de colchões e eletrodomésticos, que distribuímos para as famílias mais fragilizadas. Mas vamos continuar ao lado das pessoas que precisam do nosso socorro”, concluiu o governador petista.

Ascom PT na Alba

Rolar para cima