Bancada do PT na Alba apresenta moção de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Amargosa, Valmir Sampaio

279
Foto: Edson Andrade
Foto: Edson Andrade

Com tristeza e pesar, a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito de Amargosa, Valmir Almeida Sampaio. Vítima da Covid-19, Valmir Sampaio faleceu ontem, quarta-feira, dia 17. Valmir Sampaio foi vereador por quatro mandatos (1989-2004) e prefeito de Amargosa por duas ocasiões (2005-2012), tendo exercido grande liderança na luta pela conquista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pela implantação do Centro de Formação de Professores da universidade. Durante toda a sua vida, Valmir lutou pela liberdade, pela democracia, pela decência na gestão pública e pelo povo de Amargosa, sua grande paixão. Sua partida, após mais de 30 anos de vida pública, enche de vazio a política baiana.

Em virtude deste acontecimento, os deputados e deputadas do PT na Alba apresentaram uma moção de pesar.

MOÇÃO DE PESAR

Os Deputados que compõem a Bancada Estadual do Partido dos Trabalhadores, vêm, nos termos do artigo 141, § 1º do Regimento Interno desta Casa Legislativa, manifestar seu mais sincero pesar em razão do falecimento do Sr. Valmir Almeida Sampaio, ocorrido ontem, dia 17 de fevereiro.

Valmir Sampaio foi vereador por quatro mandatos (1989-2004) e prefeito de Amargosa por duas ocasiões (2005-2012), tendo exercido grande liderança na luta pela conquista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pela implantação do Centro de Formação de Professores da universidade. Uma vez criado o CFP/UFRB, campus Amargosa, em 2006, Valmir, já na condição de prefeito, apoiou incondicionalmente o novo Centro, disponibilizando espaços físicos para alocar o CFP (a antiga sede da Secretaria Municipal de Educação e, posteriormente, a escola Dinorah Lemos da Silva), servidores municipais para apoio às atividades administrativas, bem como doação do terreno onde atualmente encontra-se a sede do campus. Além disso, cumpre destacar os inúmeros apoios dado pela sua gestão à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Na condição de prefeito, deu grande prioridade à educação pública, entendida por ele como a mais poderosa ferramenta para mudar as pessoas e o mundo e construir uma sociedade mais justa e digna. O reconhecimento deste trabalho levou-o a ser nomeado membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia em 2020.

Dentre os avanços obtidos em sua gestão, destacam-se ainda a redução significativa da mortalidade infantil, o aumento do número de atendimentos na área da saúde, a criação de centenas de empregos, reformas em postos de saúde, recuperação estrutural da rede municipal do ensino, valorização das carreiras dos servidores públicos, realização de conferências e promoção de políticas de assistência social, participação popular e direitos humanos.

Durante toda a sua vida, Valmir lutou pela liberdade, pela democracia, pela decência na gestão pública e pelo povo de Amargosa, sua grande paixão. Sua partida, após mais de 30 anos de vida pública, enche de vazio a política baiana.

Trata-se, portanto, de grande perda que será sentida por todos os baianos, razão pela qual deve-se manifestar o mais sincero pesar.

Dê-se ciência desta moção à família do Sr. Valmir Sampaio.

Sala das Sessões, 18 de fevereiro de 2021.

Dep. Osni Cardoso Lula da Silva
Líder da Bancada do PT

Dep. Zé Raimundo Lula                         Dep. Jacó Lula da Silva

Dep. Neusa Lula Cadore                 Dep. Maria del Carmen Lula

               Dep. Bira Corôa Lula                 Dep. Paulo Rangel Lula da Silva

Dep. Robinson Almeida Lula           Dep. Rosemberg Lula Pinto

Dep. Fátima Nunes Lula                      Dep. Marcelino Galo Lula