NOTA OFICIAL: 2 anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

59

NOTA OFICIAL DA BANCADA DO PT NA ALBA

1. Em 14 de março de 2018, há exatamente dois anos, a socióloga, militante e vereadora carioca Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram brutalmente assassinados dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no Estácio.

2. Mulher negra, lésbica, feminista, nascida e criada em uma favela do Complexo da Maré, liderança popular e defensora de direitos humanos, Marielle desafiou as milícias organizadas no Rio de Janeiro e pagou com a sua própria vida por ter enfrentado as facções paralelas que comandam vastas áreas de nossas grandes cidades, à revelia da lei, da ordem pública e do Estado brasileiro.

3. E após dois anos desses homicídios de grande repercussão internacional, até a presente data as autoridades policiais do Rio de Janeiro não conseguiram elucidar as reais condições do crime, e quais os seus verdadeiros mandantes.

4. Por todos os cantos do país, nos muros das grandes capitais, nas diversas redes sociais, nas reuniões das igrejas e dos sindicatos, brasileiras e brasileiras fazem a mesma pergunta: “quem matou Marielle?”.

5. A impunidade dos assassinos de Marielle Franco reflete a incapacidade do Estado brasileiro de apurar os fatos e punir os milicianos que hoje possuem uma inacreditável relação de proximidade pessoal e promiscuidade política com os ocupantes do Palácio do Planalto.

6. A urgente condenação dos responsáveis por mais esse crime hediondo é uma medida civilizatória, que impedirá que a barbárie e a violência continuem a avançar e a intimidar os defensores da democracia, das liberdades e dos direitos humanos em nosso país.

7. A bancada estadual do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia exige das autoridades públicas responsáveis pela apuração do atentado contra Marielle Franco e Anderson Gomes, que os mandantes do crime sejam urgentemente identificados, julgados e condenados.

Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia