NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO

323

Os líderes dos partidos que integram a Bancada da Maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputados Marcelino Galo (PT); Alex da Piatã (PSD); Eduardo Salles (PP); Fabrício Falcão (PCdoB); Marcelinho Veiga (PSB); Pastor Isidório Filho (Avante); e Roberto Carlos (PDT), após tomarem conhecimento da invasão promovida ontem (17) pelo deputado estadual Capitão Alden (PSL) ao Hospital de Campanha Riverside, em Lauro de Freitas, manifestam o mais expressivo repúdio por sua atitude violenta, pusilânime e desleal, e prestam os seguintes esclarecimentos:

1. Na semana passada, os brasileiros foram surpreendidos com uma declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incentivando invasões e filmagens em hospitais de campanha, sob a justificativa de identificar a ocupação dos leitos de emergência, atitude esta repreendida por governos, organizações e personalidades, inclusive o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

2. Atendendo a sugestão do presidente da República, Capitão Alden, armado e cercado de seguranças, invadiu as dependências da unidade hospitalar montada para atender pacientes acometidos pelo Covid-19.

3. É estarrecedor que a invasão a um hospital de campanha tenha ocorrido na fase mais intensa da pandemia em razão da proliferação do vírus Sars-Cov-2, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que já infectou mais de oito milhões de pessoas no mundo, com mais de 440 mil mortes, sendo mais de 46 mil óbitos no Brasil.

4. Em face desta grave realidade, a incursão promovida pelo deputado Capitão Alden constrangeu e intimidou médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da unidade hospitalar, além de expor, de forma desnecessária, diversos cidadãos em tratamento, alguns em estado grave, e possibilitar, até mesmo, a disseminação do Covid-19 aos seus colaboradores.

5. Neste momento de profundas crises sanitária e econômica, em que adversários políticos históricos como o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) unem esforços na defesa da população, infelizmente um parlamentar utiliza deste tipo de artifício para se promover, em uma conduta criminosa que viola o decoro e a ética.

6. A Bahia não se renderá à truculência e arrogância daqueles que abusam da força para atingir seus objetivos políticos obscuros e indecorosos. Nosso povo resistirá unido e assim derrotará a pandemia e os títeres fascistas e saudosistas de um coronelismo que não mais pertence a este tempo.

7. Os líderes partidários manifestam o mais sincero apoio e solidariedade aos pacientes do Hospital Riverside, bem como os médicos, enfermeiros e demais profissionais que trabalham no local, na luta diária contra o novo coronavírus e em defesa da vida de centenas de baianos e baianas.

Salvador, 18 de junho de 2020.

* Nota assinada também por todos os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia.