Entrega do acervo do Deputado Paulo Jackson é tema do Minuto da Democracia

250

O legado deixado pelo deputado petista Paulo Jackson (in memória), que teve a política como propulsora de sua vida ao longo de quase cinco décadas, será doado oficialmente à Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), por meio do Centro de Memória da Bahia (CMB). Nesta segunda-feira (07), o Minuto da Democracia recebeu o historiador e diretor do CMB Walter Silva, para falar sobre a entrega do acervo do parlamentar. A doação dos mais de 4.500 itens do deputado será realizada na próxima quarta-feira (09), pela família para o Estado. Natural de Caetité, Paulo Jackson foi um deputado de destaque na Assembleia Legislativa da Bahia e considerado um dos principais líderes da oposição na Casa Legislativa.

“Paulo Jackson foi um dos maiores militantes do Partido dos Trabalhadores, um dos melhores quadros da política e um lutador da cidadania. Ele tinha a cara do nosso partido e eu tive a oportunidade de conviver com ele no Sindicato dos Engenheiros, onde éramos da direção. Posteriormente, Paulo criou o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia (Sindae). Um sindicato criado com muito esforço e que tem uma potência muito grande”, recordou o líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, ao iniciar a transmissão da LIVE.

Para o diretor do Centro de Memória da Bahia, Walter Silva, a doação do acervo de Paulo Jackson ao Estado contribui para sensibilizar a comunidade e detentores de acervos para conhecerem o trabalho do CMB e, consequentemente, também fazerem suas doações. “O grande objetivo nosso, de fato, é poder colaborar com a preservação da história da Bahia. O acervo Paulo Jackson é fantástico em todos os sentidos, primeiro por ser um acervo da contemporaneidade e por ter sido construído em um processo muito especial. Foi a família que nos procurou, totalmente cientes da importância de preservar esse legado documental que reflete as atividades e a trajetória de vida de militância de Paulo Jackson, para poder tornar essa documentação acessível”, explicou Walter Silva. 

Segundo o diretor do CMB, o acervo de Paulo Jackson é rico e iconográfico, com muitos documentos textuais. “Ali está explicitamente delineado toda a biografia que o deputado brilhantemente registrou. Entender o processo e a dinâmica da luta por melhor qualidade da água e do saneamento básico em nosso Estado, estará no acervo Paulo Jackson. A Fundação Pedro Calmon está extremamente contente com esse ato e esse proativismo da família do ex-deputado”, disse Walter Silva. O historiador ainda explicou que, a partir do momento que a doação é efetivada, se procede uma série de ações no sentido de organizar o acervo em conformidade com as normas brasileiras de descrição arquivística, e com isso se promove acessibilidade de uma forma mais dinâmica e facilitada.

Para assistir ao programa na íntegra e saber mais sobre a entrega do acervo pessoal do Deputado Paulo Jackson é só clicar no link abaixo. O Minuto da Democracia é transmitido toda segunda-feira ao meio dia através da página oficial do PT na Alba no Facebook. Programa de hoje, acesse o link.