Líder do PT apresenta moção de repúdio contra decisões arbitrárias da Petrobras e o possível fechamento da Fafen/BA

199

Em sessão plenária realizada na tarde desta segunda-feira (07), o líder do Partido dos Trabalhadores na ALBA, Joseildo Ramos (PT), protestou mais uma vez contra o possível fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-Ba), localizada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. O parlamentar apresentou uma moção de repúdio contra as ações deliberadas realizadas pela Presidência da Petrobras.

Para o Deputado Estadual, o fechamento significa a criação de um verdadeiro efeito dominó, afetando a cadeia produtiva da região. “No momento em que a fábrica estiver sem funcionar, 12 outras fábricas do Polo Industrial poderão deixar de existir, trazendo um prejuízo incalculável”, denuncia. Com base nos dados do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica e Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), cerca de 700 postos de trabalho serão encerrados com o fechamento da Fafen.

O parlamentar ainda ressaltou que o fim das atividades é a cereja do bolo do desmonte da estatal. “Começou lá atrás com o pré-sal, abrindo mão e tirando a nossa petroleira de ser a gestora plena da maior fronteira petrolífera de que se teve notícia nos últimos anos. Além disso, os acionistas da Petrobras deliberadamente modificaram o Conselho de Administração da empresa. São inúmeras ações que atacam a nossa soberania e sinaliza uma posterior privatização do órgão”, finaliza.