“Ser mulher no Brasil é ter medo do machismo”. Com esta frase, Millena Passos, a primeira mulher trans do Brasil a ocupar um cargo na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), é exemplo de luta, atitude, vivacidade e superação. Ela é a nossa homenageada de hoje, 20 de março, na nossa série #MulheresdeCoragem, que ressalta personalidades femininas que fizeram ou fazem a diferença na luta pelos direitos da mulher.
Nascida em Salvador, Millena Passos ficou órfã de pai e mãe muito cedo. Não conseguiu concluir os estudos e acabou parando no Ensino Médio, mas até hoje guarda o desejo de voltar para a escola e ingressar na faculdade. Ao longo da sua jornada enfrentou todas as adversidades possíveis. Precisou aprender, desde pequena, a se defender do bullying, das brincadeiras ofensivas e lutar para ser respeitada.
Guerreira, sua batalha pelo reconhecimento da sua identidade permitiu uma conquista inédita para o Brasil. Millena Passos é hoje a primeira e única mulher trans a ocupar um cargo em uma Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ela atua na secretaria do Governo do Estado da Bahia. Millena trabalha atendendo pessoas que viveram ou vivem situações de abandono, atua fortemente no combate ao feminicídio, machismo, violência doméstica, violência contra LGBTs e mulheres negras e milita sobre a importância da inserção das pessoas trans na sociedade.
Sobrevivente do preconceito, Millena Passos dá exemplo de integridade, representatividade, militância e emponderamento como uma das diretoras da União Nacional LGBT. Para esta #MulherdeCoragem a vida só vale a pena quando é possível mudar histórias, lutar por ideais e cuidar do próximo.