Deputados da Bancada do PT na Alba pedem a liberdade do ex-presidente Lula e o afastamento de Sérgio Moro

439
The Intercept Brasil

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia se manifestou, na tarde desta terça-feira, 11 de junho, a favor da liberdade do ex-presidente Lula e pelo afastamento do Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, Sérgio Moro. No domingo, 09 de junho, o site The Intercept Brasil divulgou conversas entre Sérgio Moro, a época Juiz Federal, e o procurador da República, Deltan Dallagnol, combinando estratégias durante a Operação Lava Jato. Durante a sessão plenária, os deputados repudiaram os comportamentos antiéticos de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol e questionou a decisão judicial que condenou o ex-presidente Lula, preso politicamente desde abril do ano passado.

Para o coordenador da Frente Parlamentar por Lula Livre da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Osni Cardoso, a movimentação e interferência de parte do judiciário brasileiro nos processos eleitorais e, principalmente, nos resultados obtidos, vêm acontecendo desde 2016, com a retirada da presidenta eleita democraticamente, Dilma Rousseff. “Sem prova nenhuma, tiraram a Dilma da Presidência, e ali se iniciou um golpe no Brasil. Logo depois, assistimos um conjunto de manipulação para condenar o presidente Lula, e hoje a gente percebe que isso não tem convicção nenhuma. Com esse nível de escândalo divulgado pelo The Intercept, é hora do Moro sair de cena e deixar de ser ministro. Está na hora de fazer uma correção na história e libertar o presidente Lula”, destacou Osni.

O líder do PT na Alba, deputado Marcelino Galo, afirmou que o país vive um escândalo sem dimensão no Poder Judiciário, onde uma parte dele tenta se apropriar para organizar a maior fraude já vivida em toda a história do Brasil. “Essa é uma fraude única e exclusivamente construída para condenar o presidente Lula, e agora isso está mais do que claro para a sociedade brasileira. Ainda existe um vasto material, mas esse 1% que o site The Intercept divulgou já é suficiente para que se abra um processo, investigue e afaste Sérgio Moro. O Brasil precisa de democracia e liberdade, e é preciso anular o processo que levou o presidente Lula à cadeia”, disse Galo.

Para a deputada Fátima Nunes, a verdade vencerá a mentira e toda essa trama não irá prevalecer. “Os áudios revelam que um juiz tentou incriminar e encancerar o maior e melhor presidente que este país já teve, mas com a nossa luta e a nossa resistência vamos reconquistar a democracia. O mundo está estarrecido com tanta malvadeza desse juiz cruel, mas a farsa acabou e agora é Lula livre”, considerou a petista.

O deputado Jacó Lula da Silva classificou a situação como um crime contra a democracia e contra a nação brasileira. “Eles articularam a condenação do presidente Lula sem nenhuma prova. Ajudaram a eleger Bolsonaro e, como prêmio, Sérgio Moro virou ministro da Justiça, e agora está acertado para ir para o Supremo Tribunal Federal. Isso é uma farsa, uma vergonha. Quero me solidarizar com aqueles que defendem a democracia e que repudiam o que esse grupo de criminosos fizeram com o nosso grande líder que é o Lula”, afirmou Jacó.

Para o deputado Robinson Almeida, as mensagens secretas entre os membros da Operação Lava Jato simbolizam um conluio existente entre um juiz, que precisa ser imparcial e neutro, e os procuradores que devem acusar em cima dos fatos objetivos. “Todo o processo que levou a condenação do presidente Lula está contaminado desde a origem. Ao Supremo Tribunal Federal não resta outra saída senão tirar essa pedra do caminho da Justiça, que se chama Sérgio Moro, reestabelecer a verdade, absolver o presidente Lula e anular todas as decisões emanadas por ele em Curitiba”, ressaltou Robinson.

O líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto, considerou a notícia estarrecedora e disse ter convicção de que o objetivo era derrotar o projeto do Partido dos Trabalhadores, tirando Lula da possibilidade de disputar a Presidência da República e depois evitar a vitória do candidato Fernando Haddad nas eleições. “Esse crime é estarrecedor para aqueles que acreditaram no Moro e no Dalton Dallagnol, como se eles fossem pessoas sérias. Eles pactuaram de um crime, deveriam estar presos e o presidente Lula deveria estar livre. É isso que a sociedade deve pedir todos os dias”.

Para o deputado Zé Raimundo, o que está sendo exposto esclarece todo o golpe sofrido pela presidente Dilma Rousseff em 2016, o impedimento da candidatura do presidente Lula nas eleições e a destruição das conquistas históricas do povo brasileiro. “A verdade é revolucionária. O Brasil despertou e vai viver, nos próximos dias, uma verdadeira revolução na mentalidade. O povo descobriu que o Judiciário não pode ser uma ferramenta de manipulação e de perseguição, mas sim uma instituição para garantir a democracia. As revelações dos últimos dias vão demonstrar que o Brasil vai inocentar o presidente Lula definitivamente, e ele voltará a ser a grande liderança deste país”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação da Bancada do PT na Alba